Por pertencerem ao quadro de profissionais da saúde, psicólogas e psicólogos compõem os grupos prioritários a serem vacinados contra a gripe, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Desta forma, os profissionais da psicologia tem direito a receber a vacina gratuitamente nas unidades públicas de saúde.
Para ter acesso a vacina, os profissionais devem se deslocarem até o posto de saúde, de preferência o da sua região, munidos da carteira de identidade profissional e do cartão SUS. A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 20 de abril e vai até o dia 1º de junho.
Lembrando que a vacina não se restringe aos profissionais que estão em atuação apenas em ambiente hospitalar ou área específica da saúde. Todo psicólogo e toda psicóloga, por estarem inclusos no quadro de profissionais da saúde, segundo a Resolução 218-97, tem direito a vacina.
A vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. Por isso, todos os anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, promove a Campanha Nacional de Vacinação. Neste período, a vacina é ofertada gratuitamente, em 65 mil salas de vacinação em todo o país, para grupos prioritários, formados por públicos mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença.
O CRP-23 defende que o acesso gratuito à vacina deveria estar disponível para todos, lembrando que é dever do Estado garantir a redução do risco e dos agravos provocados pela doença para toda a população.
Vacine-se contra a gripe e fique protegido!
(Com informações do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde)