As psicólogas conselheiras do CRP-23, Rayana Rodrigues Lira, presidente da Comissão de Orientação e Ética (COE), e Keila Barros Moreira, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), participaram como mediadoras do mini curso ‘Questões Éticas sobre Atendimento Terapêutico Online’, realizado na última terça-feira (22) durante o CAOS – Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia do CEULP/ULBRA.
Com o tema ‘Psicologia e Tecnologias: Desafios Contemporâneos’, a edição 2018 do CAOS casou-se oportunamente com a recém publicada Resolução CFP 011/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação.
Seguindo a linha de associação entre essas duas áreas do saber, o mini curso ministrado pelas conselheiras do CRP-23 dialogou sobre a nova resolução, propondo o desafio de pensar a expansão da área de atuação do profissional da psicologia para o mundo virtual.
A psicóloga Rayana Lira conta que, apesar de ter sido bem recebida pela categoria, é importante destacar os pontos tênues sobre a regulamentação da psicoterapia online, lembrando ainda tratar-se de um terreno novo para a área.
“Ao tempo que é um excelente avanço para o profissional e que contempla um grupo de pessoas com dificuldade de locomoção ou que não têm acesso a um profissional na sua região, há também que se ter cautela quanto as faltas éticas em torno do atendimento online. É importante salientar o rigor nas fiscalizações, reforçando, inclusive, os casos em que são vedados este tipo de atendimento. Ainda temos muitos desafios nesta área, a exemplo de questões sérias como o sigilo e o consentimento legal para atendimento de crianças e adolescentes.”.
Tratando sobre as atribuições específicas dos Conselhos Regionais quanto a implementação da nova resolução, a psicóloga presidente da COF no CRP-23, Keila Barros, explicou sobre o cadastro prévio que deve ser realizado junto aos CRs para a prestação de serviços na modalidade on line.
“A Resolução CFP 011/2018 também delega aos Conselhos Regionais de Psicologia a criação das normas para cadastramento dos profissionais que realizarão o atendimento online. Desta forma, os CRs terão até 180 dias, a contar da data de publicação da resolução, para pensar como serão construídas essas normas a fim de efetivar o devido manejo desses atendimentos.”.
As conselheiras aproveitaram a ocasião do mini curso para falar mais sobre o Conselho e como a Psicologia se atualiza para acompanhar os avanços sociais e tecnológicos na vida das pessoas.
Ainda segundo as representantes do CRP-23, a participação ativa dos presentes no mini curso foi destaque positivo da atividade que, para além do esclarecimento de dúvidas, foi também um rico espaço de aproximação entre o Conselho, a academia, e os futuros profissionais da Psicologia.
A programação do CAOS 2018 teve início no dia 21 de maio e segue até o dia 25.
Saiba mais:
CFP publica nova resolução sobre atendimento psicológico on-line