
Pela garantia de direitos e fortalecimento do SUAS, diversas categorias de profissionais, instituições e usuários do Sistema Único de Assistência Social estão reunidos em Brasília-DF, onde participam da XI Conferência Nacional de Assistência Social que acontece desde a última terça-feira (5) e vai até o dia 08 de dezembro.
O CFP, como membro do Fórum Nacional de Trabalhadores da Assistência Social (FNTSUAS), participa das atividades da Conferência promovendo ações políticas e posicionando-se contra a precarização das condições de trabalho no SUAS. Profissionais da Psicologia do Tocantins também estão presentes no encontro, debatendo propostas e compondo os espaços de construção política.
Segundo a psicóloga Joseane Alves Fideles, membra da Comissão Especial de Psicologia na Política de Assistência Social (CEPPAS) do CRP-23, a Conferência acontece em meio a muitos protestos e está sendo marcada pela luta em prol dos direitos já garantidos pelo SUAS, na expectativa de demonstrar que o SUAS é uma conquista do povo e que não pode ser retirada.
“Essa é uma luta dos usuários e de todas as categorias que atuam no Sistema Único de Assistência Social, e para a Psicologia é um momento ímpar, visto que é nesses espaços que a profissão se fortalece.”, acrescenta Fideles.
A Psicologia tem desempenhado um importante papel durante a XI Conferência Nacional de Assistência Social e somado na construção de ações de resistência às retiradas de direitos. Na última quarta-feira (6), o CFP lançou a campanha de “Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social” com o mote “O Suas é meu, o Suas é seu, o Suas é de quem tem direito”. De acordo com relatos de psicólogas e psicólogos do Tocantins, a campanha foi muito bem recebida pelos participantes e aplaudida pelos delegados durante a Conferência.
Confira o vídeo:
Campanha de combate ao preconceito contra a usuária e o usuário do SUAS