sábado, setembro 30, 2023
InícioEventosPsicólogas do CRP-23 participam de atividade com acadêmicos de Psicologia no CEULP/ULBRA

Psicólogas do CRP-23 participam de atividade com acadêmicos de Psicologia no CEULP/ULBRA

WhatsApp Image 2019-04-11 at 08.57.03

 

Na noite da última quarta-feira, 10, psicólogas membras da Comissão de Orientação e Ética (COE) e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) representaram o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) em uma atividade realizada durante a aula de Ética e Legislação em Psicologia no CEULP/ULBRA.

O espaço foi construído a partir de um convite da docente da disciplina, professora mestra Muriel Correa, também conselheira tesoureira do CRP-23. Através de um diálogo aberto com os acadêmicos, a atividade abordou temas que fazem conexão entre exercício ético-profissional e as atribuições da autarquia.

Segundo a psicóloga presidente da COE, Rayana Rodrigues Lira, as questões éticas e o funcionamento da fiscalização foram os pontos mais abordados durante a atividade com os estudantes de Psicologia.

Lira destaca que, apesar da necessidade de se ter atenção às normas e das possíveis penalizações em casos de infrações éticas, o foco de atuação do Conselho ainda é a orientação. “Pontuamos principalmente que a função primordial é a orientação, de forma que o profissional só será penalizado se não se adequar às normas.”.

A analista de fiscalização da COF, Lais Karolinny, também presente durante a atividade, falou sobre a importância de se manter um canal aberto entre o Conselho e as Instituições de Ensino Superior em Psicologia. Para ela, é fundamental que os futuros profissionais se apropriem sobre o funcionamento do Conselho ainda durante a formação acadêmica.

“Através de canais de diálogo como este, é possível que as futuras psicólogas e futuros psicólogos já saiam da academia entendedores da forma de atuação do Conselho, resultando em profissionais cada vez mais conscientes e participativos.”.

Noticias relacionadas

Recent Comments

...