Acompanhando o processo nacional de discussão das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino em Psicologia, realizou no dia 26 de fevereiro uma reunião preparatória para formular propostas voltadas à novas DCNs.
Além de representantes do CRP-23 e da Abep, participaram da reunião coordenações de cursos de Psicologia em Instituições de Ensino Superior, e profissionais e acadêmicos da área.
Para orientar a construção das propostas foram eleitos os seguintes eixos temáticos: Educação a distância (EaD), Licenciatura, Estágios, Concepção Geral da Formação, e Pesquisa. A partir dos temas foram elaboradas 6 propostas, pensadas dentro das realidades e dificuldades expostas pelos presentes.
Educação a Distância foi um dos temas mais debatidos durante a reunião, levando em consideração que o Tocantins tem enfrentado uma triste realidade com a oferta de cursos irregulares de extensão em Psicologia que utilizam a modalidade EaD.
Para a psicóloga Irenides Teixeira, coordenadora da graduação em Psicologia do CEULP/ULBRA, primeira Instituição a oferecer o curso no Tocantins, a reunião foi um momento de reafirmação do compromisso da categoria com a qualidade da formação:
“Como coordenadora do primeiro curso de Psicologia do Tocantins, que já passou por 5 matrizes curriculares, penso que é sempre bom a gente discutir um pouquinho mais sobre o que podemos avançar. Saímos da reunião com um saldo positivo, que é o fortalecimento do nosso compromisso com a formação de qualidade.”.
As propostas formuladas durante a reunião preparatória serão apreciadas na etapa regional, que ocorrerá em Manaus-AM no dia 17 de março, onde serão aprovadas 30 propostas e eleitos 6 delegados para o encontro nacional, marcado para o dia 5 de maio em Brasília.
Após consolidada no encontro nacional, a proposta das novas DCNs será colocada em consulta pública nos sites do CFP, da Abep e da Fenapsi de 20 de maio a 10 de junho. O resultado final, publicado em 30 de junho, será enviado aos conselhos nacionais de Saúde e de Educação.
Além da construção coletiva para as novas DCNs, durante a reunião também deliberou-se sobre a reestruturação do núcleo ABEP Tocantins e das Comissões Especiais de Psicologia e Formação e Psicologia e Estudantes no CRP-23.