No dia 04 de maio, no campus da UFT em Miracema-TO, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) realizou a primeira atividade do projeto “CRP Itinerante”, que tem como principal objetivo promover a articulação entre a prática profissional e a formação acadêmica. A ação surgiu a partir de discussões e demandas advindas da Comissão Especial de Estudantes e Formação do regional em parceria com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/TO).
Em Miracema, a atividade foi acompanhada pelo conselheiro presidente do CRP-23, Pedro Paulo Valadão, e pela pesquisadora local do CREPOP, Stéfhane Santana, com a participação de docentes, discentes e da coordenadora do curso de Psicologia, Profª Msc. Ana Cristina Serafim da Silva.
Durante o encontro, os presentes discutiram sobre o funcionamento do CRP-23, sua composição, e sobre as atividades em desenvolvimento. Ao final, foram sorteados materiais pedagógicos com conceitos e atividades realizadas e debatidas pelo Sistema Conselhos.
Segundo a psicóloga Stéfhane Santana, pesquisadora do CREPOP no CRP-23, “A proposta do ‘CRP Itinerante’ é percorrer todas as Universidades que ofertam o curso de psicologia no estado do Tocantins, para a realização de rodas de conversa, discutindo inicialmente sobre o funcionamento do Sistema Conselhos e suas atribuições e, posteriormente, sobre temáticas sugeridas pela própria comunidade acadêmica.”.
Visando a interiorização das ações através da aproximação entre o CRP e as Instituições de Ensino Superior em Psicologia, o projeto pretende desenvolver canais de diálogo para que os acadêmicos e o corpo docente compreendam o Sistema Conselhos, as atribuições do CR, a dinâmica das comissões, e a função do CREPOP.
“É preciso, através deste projeto, provocar uma reflexão crítica acerca da atuação da psicologia em seus diversos cenários de prática, pautando especialmente o compromisso social da categoria.”, afirma Stéfhane.
Congresso Estadual
Todo esse conjunto de discussões e atividades realizados durante o ‘CRP Itinerante’ será utilizado como subsídio para a construção do Congresso Estadual de Acadêmicos e Profissionais da Psicologia.
No decorrer do projeto, o CRP-23 realizará atividades de “apresentação” sobre seu funcionamento, e ao final solicitará sugestões de temáticas a serem discutidas posteriormente nas Instituições de Ensino, promovendo, desta forma, etapas preparatórias de sensibilização e mobilização de todos os atores envolvidos para a realização do congresso estadual.