segunda-feira, novembro 27, 2023
InícioCREPOPProfissionais e acadêmicos de Psicologia do Tocantins participam do lançamento das ‘Referências...

Profissionais e acadêmicos de Psicologia do Tocantins participam do lançamento das ‘Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CAPS’

Na noite da última segunda-feira, 24 de outubro, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, através do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop/CRP-23), reuniu profissionais e acadêmicos durante o lançamento das ‘Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CAPS’.

O evento aconteceu em Palmas, no prédio da Superintendência do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso às orientações publicadas no documento. Para explanação e mediação do debate com o público, estiveram presentes na mesa condutora as psicólogas Stefhane Santana e Julliani Conceição Marques Godinho e os psicólogos Sérgio Baggio e César Gustavo Moraes Ramos.

Na ocasião, a técnica do CREPOP/CRP-23, Stefhane Santana, explicou que o documento passou por um importante processo de revisão até que esta última versão fosse publicada, considerando as práticas inovadoras, o contexto pandêmico e as alterações na política nacional de saúde mental que, de acordo com a reforma psiquiátrica, representam fortes ataques e retrocessos para o campo da saúde mental.

“O Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do CREPOP, chama a atenção das psicólogas para as mudanças que vêm acontecendo, uma vez que a RT representa um instrumento técnico e de orientação para os profissionais que atuam no CAPS, tomando como base o pensamento crítico e o compromisso social da Psicologia que precisa estar no horizonte da nossa prática.”, acrescenta a psicóloga.

Julliani Conceição Marques Godinho, que também compôs a mesa condutora do debate e é residente em saúde mental além de psicóloga na atenção básica e consultório na rua, destaca a importância do CREPOP para as(os) profissionais da Psicologia que trabalham com políticas públicas:

“Desde que me formei, o CREPOP não só norteia a minha prática, mas também me acolhe. Ao ler as notas técnicas percebo que, assim como tantas outras profissionais, passamos pelas mesmas dificuldades e utilizamos das mesmas estratégias e ferramentas para o desenvolvimento do nosso trabalho.”.

Também esteve presente no ato de abertura do evento o conselheiro presidente do CRP-23, Arivandre Araújo Guimarães Tavares. Segundo ele, “além de se tratar de uma atividade necessária, por questões éticas e sociais, durante o debate também foram apresentadas informações cruciais para melhor gerir o Conselho Regional de Psicologia”.

Ao final do lançamento foram sorteados, entre os presentes, exemplares físicos de publicações do CREPOP. Os registros fotográficos do evento estão disponíveis no instagram e no facebook do CRP-23 e a versão digital das ‘Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CAPS’ pode ser acessada no link a seguir: RT CAPS

Noticias relacionadas

Recent Comments

...