sexta-feira, setembro 29, 2023
InícioNotíciasPrimeira atividade do Agosto da Psicologia no CRP-23 discute mudanças e desafios...

Primeira atividade do Agosto da Psicologia no CRP-23 discute mudanças e desafios sobre Atendimento Psicológico On-Line

DSC_0535

 

A mesa redonda com o tema ‘Resolução CFP 11/2018 sobre Atendimento Psicológico On-Line’, realizada na noite da última quarta-feira (08), foi a primeira atividade do Agosto da Psicologia no CRP-23. Na ocasião, profissionais e acadêmicos se reuniram na sede do regional para debater as mudanças, desafios, e conduta ética relacionados a prestação de serviços psicológicos através de tecnologias da informação e da comunicação.

Resolução CFP nº 11/2018, publicada em maio do corrente ano, atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico on-line e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs), mantendo as exigências previstas na profissão e vinculando ao cadastro individual e orientação do profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia para eventuais apurações em caso de prestação incorretas de serviço.

Durante a mesa redonda mediada pela psicóloga Camila de Menezes Brusch, conselheira efetiva e presidente da COF no CRP-23, e pela formanda em Psicologia Renata Gomes dos Santos, o público presente participou ativamente tirando dúvidas e apresentando sugestões para adequação da resolução CFP 11/2018 até que esta entre em vigor.

Além das principais mudanças no atendimento psicológico on-line a partir da resolução CFP 11/2018, durante a atividade tratou-se também sobre as atribuições delegadas aos Conselhos Regionais de Psicologia, como o cadastro prévio que deve ser realizado junto aos CRs para a prestação de serviços nesta modalidade.

A psicóloga Thaís Moura Monteiro, docente no curso de graduação em Psicologia do CEULP/ULBRA, participou da mesa redonda acompanhada de acadêmicos da disciplina de Ética e Legislação em Psicologia. Segundo ela a atividade propiciou uma importante reflexão sobre os cuidados éticos que os profissionais devem ter ao realizar o atendimento on-line, além de estreitar a comunicação entre o Conselho e a academia.

“A roda de conversa desencadeou discussões potentes no grupo participante. Ademais, levar os alunos da disciplina de Ética e Legislação em Psicologia do CEULP/ULBRA foi uma tentativa de aproximar os discentes do CRP-23, a fim de suscitar o envolvimento dos acadêmicos para a infinidade de ações que são promovidas pelo Conselho. A programação do mês de agosto em comemoração aos 56 anos da psicologia no Brasil é de se exaltar. Vale a pena conferir! ”

Antecedendo à mesa redonda, o conselheiro presidente do CRP-23, psicólogo Pedro Paulo Valadão Coelho, realizou a abertura oficial das atividades apresentando toda a programa do mês e dando as boas vindas aos presentes. No espaço também foi servido coffe break e, ao final, realizado sorteio de um kit de publicações em Psicologia.

A programação do Agosto da Psicologia no CRP-23 segue até o último dia do mês. Confira abaixo as datas e horários das próximas atividades e participe!

programação completa - Agosto da Psicologia 2018

Noticias relacionadas

Recent Comments

...