quinta-feira, setembro 28, 2023
InícioEventosMembra da Comissão de Direitos Humanos do CRP-23 participa do II Seminário...

Membra da Comissão de Direitos Humanos do CRP-23 participa do II Seminário de Psicologia e Povos Indígenas

 

arquivo pessoal

 

“O objetivo do seminário foi promover um espaço para discussão sobre a atuação do psicólogo e temas ligados à população indígena.”, conta a psicóloga Jaqueline Medeiros S. Calafate sobre o II Seminário Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos da Região Norte.

O evento, realizado nos dias 22 e 23 de junho em Manaus-AM, propôs uma reflexão sobre a atuação do psicólogo nas Políticas Públicas de Atenção às Populações Indígenas nos seguintes eixos temáticos: Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social.

Representando a Comissão de Direitos Humanos do CRP-23, *Jaqueline Medeiros, psicóloga mestra em desenvolvimento regional, abordou a política de saúde mental proposta pelo Ministério da Saúde e sua inadequação prática para o alcance das populações da floresta e também do campo.

A psicóloga ofereceu ainda uma importante contribuição ao seminário apresentando o treino da escuta num contexto de subjetividade inteiramente novo para o profissional de psicologia.

Aliado à este tema, Jaqueline defendeu a necessidade de adequação dos currículos acadêmicos e destacou o papel do CRP: “O Conselho de Psicologia possui um papel importante nesse processo que é o de repensar e promover o debate acerca da formação deste profissional, principalmente da região amazônica, que certamente se deparará com populações indígenas, seja por meio da saúde ou da assistência social (SUS e SUAS), de forma direta (nas aldeias) ou indiretamente (na cidade), portanto é necessário repensar a escuta psicológica, o modelo de saúde mental e diagnósticos e propor um olhar diferenciado.”.

As mesas de discussões do seminário foram compostas por profissionais da área da saúde mental e integrantes dos povos indígenas, dentre eles uma era psicóloga. Segundo a membra da Comissão de Direitos Humanos do CRP-23, as falas ressaltaram muito a importância dos profissionais estarem abertos aos conhecimentos das comunidades, respeitando suas formas tradicionais de pensar, agir e enfrentar problemas.

O II Seminário Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos da Região Norte foi uma realização do CRP-20 (AM, AC, RO e RR) idealizado em parceria com o CRP-10 (PA/AP) e CRP-23 (TO).

 

 

 

* Jaqueline Medeiros S. Calafate é graduada em Psicologia, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT. Foi Coordenadora Nacional da Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei – RENADE por meio do CEDECA-TO em 2014. Atuou como servidora concursada no CAPS II e CAPS AD do Município de Palmas. Foi preceptora do PET-Saúde Indígena através do DSEI-TO e UFT nos anos de 2013 e 2014. Atuou no Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI como Referencia Técnica do Programa de Saúde Mental Indígena do Tocantins de 2013 a 2016. Atualmente é Professora da Faculdade Católica Dom Orione – FACDO no curso de Psicologia e Membra da Comissão de Direitos Humanos do CRP 23. Possui interesse nas áreas de Gênero, Populações Indígenas, Saúde Mental e Direitos Humanos. 

Noticias relacionadas

Recent Comments

...