No dia 15 de fevereiro, aconteceu na Faculdade Católica Dom Orione em Araguaína-TO o I Encontro “Subjetividades e história regional: as pautas da psicologia no cerrado e Amazônia legal”. O evento foi construído com o objetivo de produzir e sistematizar um conhecimento interdisciplinar acerca da psicologia regional a partir das demandas sociais.
As atividades foram desenvolvidas através de diversos espaços como rodas de debate, grupos de trabalho e feira agroecológica, pensados para garantir a participação ativa do público na construção dessa nova psicologia.
Durante o encontro o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), enquanto parceiro, promoveu o lançamento da Referência Técnica para Atuação da Psicologia com Povos Tradicionais.
A psicóloga pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/TO), Stéfhane Santana da Silva (CRP 23/1223), representou o Conselho durante o lançamento da referência reafirmando o compromisso da psicologia com a pluralidade que constitui a diversidade de povos e comunidades no Brasil:
“A produção dessa RT é uma resposta às demandas apresentadas pela categoria no 8º CNP, demonstrando o fortalecimento do diálogo com o Sistema Conselhos, e que se caracteriza como um importante instrumento técnico, ético e político que tem como objetivo a promoção do respeito, dignidade e melhoria da qualidade de vida dos povos tradicionais que existem e resistem nesse país.”.
Para Stefhane Santana o evento foi muito importante por impulsionar debates em que fosse possível discutir os rumos que a psicologia deve trilhar enquanto ciência e profissão.
“É preciso provocar uma reflexão crítica quanto às possibilidades de ação e práticas da psicologia frente às coletividades e seus contextos, que são recorrentemente marcados pela violência e negligência do Estado.”.
O I Encontro Subjetividades e História Regional – I ESHR foi fruto de parceria entre o curso de psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), entidades e movimentos sociais como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) e o Programa de Pós Graduação em Cultura e Territórios da Universidade Federal do Tocantins(PPGCult UFT).
Há previsão de que uma próxima edição do evento aconteça na Universidade Federal do Tocantins ainda neste semestre.
(Com informações da Ascom FACDO)