Com intuito de cuidar da saúde mental dos diversos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, o Hospital Geral de Palmas (HGP), disponibiliza um serviço de plantão psicológico para os servidores durante o período de pandemia. Os atendimentos são realizados pelos psicólogos do projeto, “Cuidando de Quem Cuida – Atenção ao Servidor, de segunda à sexta-feira, na sala de atendimento ao servidor (piso 2) ou online. O suporte psicológico é destinado aos profissionais da unidade hospitalar.
“A pandemia pelo coronavírus traz um desafio extra para a saúde mental dos profissionais de saúde. Além das medidas de saúde pública para evitar a disseminação e tratar os infectados, deve-se levar em consideração o importante impacto na saúde mental dos trabalhadores”, destacou a coordenadora do setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges.
A coordenadora acrescenta ainda, que “é necessário agendar um horário para ser atendido presencialmente ou online. No entanto, durante o plantão, a procura é livre e espontânea. O servidor pode agendar um horário pelo telefone ou pode procurar diretamente o setor. O nosso foco é o bem estar do servidor e ofertar todo suporte a ele neste momento” explicou.
O diretor geral Leonardo Toledo destacou que “ofertar um acolhimento humanizado e escuta aos profissionais que atuam na linha de frente na assistência ao paciente da Covid-19, que necessitarem de suporte psíquico ou emocional é fundamental neste momento”.
Os interessados podem agendar o atendimento no setor de Humanização pelo telefone (63) 3218 -7898.
Sobre o projeto, “Cuidando de Quem Cuida”
O projeto “Cuidando de quem cuida” já desenvolve diversas ações para os servidores do HGP com a finalidade de promoção à saúde e prevenção do adoecimento psíquico por meio da escuta especializada, acolhimento, suporte psicológico, terapias holísticas (massagens, acupuntura, hipnose clínica, barras de access e leitura biológica), trabalhos em grupo, rodas de conversa entre outras atividades de valorização do trabalhador.
(fonte: Luciana Barros/Governo Tocantins)