A fim de traçar o perfil sociodemográfico de profissionais da Psicologia que atuam na execução penal, o grupo de trabalho Psicologia e Sistema Prisional, do Sistema Conselhos, lançou questionário dirigido a psicólogas e psicólogos que atuam neste âmbito nos poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, em suas esferas federal e estadual.
O questionário pode ser acessado no endereço http://www2.cfp.org.br/consultapublica/2018/prisional/. A iniciativa, fruto das ações do colegiado da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (Apaf), foi elaborado segundo metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
O prazo para preenchimento do questionário expira em 17 de julho. Os dados serão utilizados na elaboração de referências técnicas para atuação de profissionais da área no sistema prisional.
O levantamento vai permitir fazer um mapeamento de profissionais que trabalham no sistema prisional e em outros órgãos que atuam na execução penal, como o Tribunal de Justiça, Central de Penas Alternativas, Centrais de Monitoramento Eletrônico, Defensorias Públicas e Ministério Público. A proposta é que a pesquisa subsidie estratégias do Sistema Conselhos de Psicologia e auxilie a conhecer a realidade de trabalho e os dilemas ético-profissionais no cotidiano do trabalho desses profissionais.
Participe e colabore com o fortalecimento da nossa ciência e profissão!