
Nos dias 5 e 6 de abril foi realizado em Belém-PA a etapa Norte do IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. O CRP-23 esteve presente e colaborou com a construção dos espaços durante o evento. O seminário norte foi uma realização do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) 10, 20 e 23, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
Durante os dois dias, palestras, mesas-redondas e rodas de conversa e resistência reuniram profissionais e estudantes da Psicologia, Pedagogia, Sociologia e áreas afins no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
Do Tocantins participaram o psicólogo Ricardo Furtado, presidente do CREPOP no CRP-23, a psicóloga Stéfhane Santana, pesquisadora do CREPOP no CRP-23, a Profª Msª Carmen Hannud, e a acadêmica de Psicologia da FACDO/Araguaína, Karen Juliete da Luz Brito.

Durante o seminário a professora mestra Carmen Hannud, discente do curso de Psicologia da FACDO, mediou uma roda de conversa com o tema ‘Psicologia, Povos Indígenas e Tradicionais’ e participou de mesa redonda ‘Atuação Psi no Contexto Amazônico: Relato de Experiências’.
Hannud nos conta que as atividades “abarcaram provocações e formulações fundamentais sobre alteridade, etnicidade, identidade e território, compreendendo que é necessário repensar a ciência e a prática na perspectiva da descolonização, em nome de uma psicologia originalmente latino americana.”.
Para a acadêmica Karen Juliete, graduanda do 3º período de Psicologia na Católica Orione (FACDO), o seminário trouxe a oportunidade de sair da posição de observador teórico e conhecer de perto as práticas de profissionais que atuam em defesa das políticas públicas. “Minha participação em um evento de tamanha magnitude me instiga a pensar e repensar não só a psicologia, mas também as minhas práticas futuras dentro da minha vida profissional e pessoal.”
Fazendo uma avaliação positiva sobre a etapa norte do IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, a psicóloga pesquisadora do CREPOP no CRP-23, Stéfhane Santana destacou que o seminário foi pautado em análises de conjuntura política, atrelado ao cenário de destruição das políticas públicas.

“Estamos tentando colocar a psicologia numa posição de fazer enfrentamentos a essa conjuntura adversa e de fortalecer a nossa atuação nas políticas públicas do SUS. Acredito que as etapas regionais vem muito nesse sentido, para dizer à psicologia o compromisso que tem diante de tudo isso.”.
A próxima etapa regional do Seminário de Políticas Públicas 2018 será a Sudeste, e ocorrerá nos dias 7 e 8 de junho, em Minas Gerais. O tema do encontro será os Desafios e Dilemas da Atuação das/os Psicólogas/os nas Políticas Públicas.
(Com informações do CFP e do CRP-10)
Veja também: