Em continuidade à programação do Agosto da Psicologia, o CRP-23 recebeu em sua sede na manhã do último sábado (17) uma turma de futuras psicólogas e futuros psicólogos para uma roda de conversa. Com o tema ‘O porquê da opção pela psicologia’, a atividade foi pensada com o objetivo de orientar os acadêmicos acerca da escolha profissional e aproximá-los do Conselho.
Umas das mediadoras da roda de conversa, a psicóloga mestra Muriel Corrêa Neves Rodrigues, conselheira efetiva do CRP-23 e professora do curso de psicologia do CEULP/ULBRA, levou a turma da disciplina de Estágio Básico I para participar da atividade.
“Na grade curricular do curso de psicologia temos a disciplina “Estágio Básico I” com o objetivo de conhecer as diversas áreas de atuação da psicologia. A partir das discussões geradas dessa prática, os alunos começam a desenvolver uma consciência e postura ética em referência à psicologia. Neste sentido a atividade acrescentou muito ao abordar diversas faces da psicologia enquanto profissão, além de ser uma oportunidade de aproximar a categoria do conselho, começando pelos acadêmicos.”. (Muriel Corrêa, Profª mestra em psicologia e conselheira do CRP-23)
A psicóloga Renata Santas, gerente administrativo-financeiro do CRP-23, também atuou como mediadora da roda de conversa e explica o porquê de realizar uma atividade específica para os estudantes:
“Além de proporcionar um momento de conversação com os acadêmicos sobre o exercício da psicologia, também tivemos a oportunidade de explicar um pouco sobre as atribuições e o funcionamento do Conselho para que os acadêmicos já comecem a construir uma relação mais próxima com o conselho da categoria que eles farão parte em breve.”.
Para Jéssika Luane B. dos Santos, acadêmica do 3° período do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, a roda de conversa com os estudantes dentro do Conselho foi uma “ótima maneira de familiarização com o ambiente e os aspectos da futura profissão”.
Sobre a escolha do tema ‘O porquê da opção pela psicologia’, Jessika diz remeter a fatores anteriores a escolha do curso, o que, segundo ela, permite avaliar a atual posição enquanto estudante e projetar caminhos para um futuro profissional.
“A roda de conversa foi bem agradável e positiva, pois ao mesmo tempo em que nos proporcionou momentos de aprendizado fora das salas, também possibilitou que este fosse feito de maneira mútua e horizontal, o que é importantíssimo para a formação de futuros profissionais zelosos pela qualidade de seus serviços.”. (Jéssika Luane B. dos Santos, acadêmica do 3° período de Psicologia).
A psicóloga mestra Ana Letícia, parte do corpo docente do curso de psicologia do CEULP/ULBRA, também esteve presente e colaborou com o desenvolvimento da atividade.
A programação do Agosto da Psicologia no CRP-23 segue com atividades gratuitas na capital e no interior durante todo o mês. Saiba mais:
Participe e divulgue as ações do seu conselho de classe!