À convite da Coordenação do Curso de Psicologia do Centro Universitário Unirg, o CRP-23 participou, no dia 29 de agosto, do evento em comemoração ao Mês do Psicólogo realizado em Gurupi-TO. Palestras, orientação, exposição de banners e entrega de Carteiras de Identificação Profissional fizeram parte da programação que integrou acadêmicos, profissionais da Psicologia e representações de movimentos sociais.
“Psicologia, Saúde e Adoecimento Social” foi o tema do evento e da mesa de palestras da qual participaram a psicóloga pesquisadora do CREPOP no CRP-23, Carmen Hannud, a psicóloga analista de fiscalização do CRP-23, Lais Karolliny e a pedagoga e liderança quilombola, Maria de Fátima Batista Barros.
Segundo a líder quilombola, pedagoga e militante da Articulação Nacional de Quilombos (ANQ), o evento abordou as pautas dos povos e comunidades tradicionais e a consonância com a demanda dos psicólogos. “Fizemos uma relação dos conflitos nos territórios, questões de identidade, fazendo um contexto da minha própria história de vida.”, relatou Maria de Fátima.
Para a psicóloga pesquisadora do CREPOP, o espaço foi muito pertinente por possibilitar o debate sobre novas frentes de atuação com as comunidades tradicionais e pensar uma psicologia que atenda a realidade do Estado:
“No Tocantins temos uma realidade de quilombos, povos indígenas, ribeirinhos, que são populações ligadas intrinsecamente com a terra. Sem a terra essas populações adoecem. Pensar a psicologia do Tocantins nesse âmbito significa, necessariamente, apoiar a luta pela terra e defender os territórios.”, afirma Carmen Hannud lembrando que o próprio Código de Ética da Psicologia está pautado nas declarações e pactos, nacionais e internacionais, dos Direitos Humanos.
A psicóloga pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Sociais (CREPOP) complementa a colocação pontuando ainda que “Pensar Direitos Humanos e Psicologia no Tocantins e no Brasil significa levar em conta essas realidades.”.
Apresentando a Autarquia
Além do debate em torno do tema do evento, a atividade promovida pela Unirg para o Mês do Psicólogo também trouxe informações e normativas técnicas acerca do Sistema Conselhos e das atribuições do Conselho Regional. A psicóloga analista de fiscalização do CRP-23, Lais Karolliny, falou sobre a importância de apresentar o funcionamento da autarquia nesses espaços:
“Poder falar sobre a atuação do Conselho Regional de Psicologia para acadêmicos e psicólogos foi uma importante oportunidade para que possamos pensar em uma categoria profissional mais participativa.”.
Avaliação Positiva
Fazendo uma avaliação positiva sobre a participação do CRP-23 no VIII Encontro de Psicologia da UNIRG, a coordenadora do curso, psicóloga mestra Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, falou sobre a rica experiência de debater demandas de intervenção com minorias, possibilitando uma visão macro da realidade e dos possíveis campus de atuação.
“A participação do CRP foi de extrema relevância, atendendo uma necessidade exposta e explorada pelo evento, que buscou mostrar aos profissionais e futuros profissionais psicólogos que os 55 anos de nossa profissão possibilitaram conquistar um considerável espaço na sociedade, mas que ainda temos muito a caminhar.”.
A programação em comemoração ao Mês do Psicólogo na Unirg começou no dia 28 de agosto e será encerrada amanhã (1) com uma mesa de debates sobre os diversos campos de atuação dos profissionais psicólogos.
Entrega de CIPs
Aproveitando a passagem por Gurupi-TO, o CRP-23 realizou entrega de Carteiras de Identificação Profissional. A cerimônia foi dirigida pela analista de fiscalização do Conselho, psicóloga Lais Karolliny. “A entrega de carteiras profissionais é sempre uma excelente oportunidade de orientar os novos psicólogos a fim de garantir uma atuação pautada nos princípios éticos e técnicos da profissão.”.
As mais novas psicólogas e psicólogos inscritos no Conselho Regional de Psicologia do Tocantins são:
Daianne Lima Da Silva (CRP-23/001405)
Daniela Rodrigues De Souza Gonçalves (CRP-23/001406)
Thaynã Lorena De Sales (CRP-23/001407)
Rayane Silva Reis (CRP-23/001408)
Alexandre Miranda Menegon (CRP-23/001409)
Alfredo Augusto Pereira De Almeida (CRP-23/001410)
As atividades do CRP-23 em Gurupi-TO também foram acompanhadas pela psicóloga da COF, Lilian Julian da Silva Guimarães, e pelo psicólogo colaborador Ruam Pedro Francisco de Assis Pimentel.