‘Psicologia e Democracia: Nenhum Direito A Menos’ foi o tema do Encontro Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos, realizado na última sexta-feira (6) na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília-DF. Durante o evento foram comemorados os 20 anos da CDH-CFP, criada no dia 07 de agosto de 1997.
Na atividade, os 22 Conselhos Regionais presentes e o Conselho Federal de Psicologia assinaram um manifesto convocando psicólogas e psicólogos a se posicionarem publicamente contra ações jurídicas e legislativas que representam retrocessos aos direitos da população brasileira. O psicólogo Jonatha Rospide, conselheiro e membro local da Comissão de Direitos Humanos, esteve presente representando o CPR-23.
Durante o encontro, as Comissões apresentaram as principais ações desenvolvidas e começaram a alinhar a construção de uma política conjunta de direitos humanos para o Sistema Conselhos de Psicologia.
Segundo Jonatha Rospide, na ocasião deliberou-se ainda sobre a construção de uma proposta nacional para as Comissões de Direitos Humanos dos CRPs, as quais deverão ser operacionalizadas a partir das especificidades de cada Estado
Relembrando os 20 anos da criação da CDH-CFP, o encontro enfatizou a importância de tratar os Direitos Humanos numa perspectiva de articulação do Estado com a sociedade. Para Rogério Giannini, presidente do CFP, “É preciso cuidado para que a Psicologia não se transforme em instrumento de opressão, classificatório e de justificação, chancelando o preconceito e o processo discriminatório”.
(Com informações do CFP)