Nos dias 15 e 16 de março, a pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) no CRP-23, psicóloga Stéfhane Santana, participou de reunião, realizada em Brasília-DF, para treinamento referente a etapa qualitativa da pesquisa nacional sobre a atuação dos profissionais da psicologia frente a temática dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.
A pesquisa tem por finalidade o levantamento de dados sobre a atuação de psicólogas (os) na temática dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos em serviços, ações, programas e projetos que recebam recursos públicos em suas diversas formas, para que seja possível traçar o perfil sociodemográfico das (os) respondentes e um panorama de suas práticas.
Segundo a pesquisadora Stéfhane Santana, a etapa quantitativa, que aconteceu por meio de questionário online, e o mapeamento dos campos de atuação profissional já foram concluídos. “Este momento é destinado a etapa qualitativa, através da qual, partindo do contexto regional, aplicaremos entrevistas individuais ou em grupo.”.
Stéfhane explica ainda que “O treinamento prévio das pesquisas CREPOP tem como principal objetivo discutir a temática e alinhar conhecimentos teóricos visando garantir a qualidade dos dados coletados que fornecerão subsídios para a produção da referência técnica posteriormente.”.
Pela ampla relevância do tema, os dados coletados a partir da pesquisa do CREPOP poderão também ser disponibilizados para pesquisadores de outras entidades.
Estiveram presentes no encontro, técnicos do CREPOP do CFP e dos regionais e conselheiros dos CRP´s de quase todos os estados.