Durante os dias 25, 26, e 27 de maio foi realizada, em Brasília-DF, a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf). Reunidos, conselheiros federais e regionais deliberaram acerca de ações estratégicas para a Psicologia e para a sociedade.
Dentre as decisões tomadas a partir da Assembleia destacam-se: aprovação da prestação de contas do CFP no exercício de 2017; continuidade do processo de criação do Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região (CRP-24); e processo licitatório para contratação de empresa que unificará padrões em tecnologia do Sistema Conselhos.

Além disso, durante a Apaf também foi assinada moção de repúdio ao desmonte da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com a proposta de excluir o termo “na perspectiva da educação inclusiva”.
Participaram da APAF representando o CRP-23, o conselheiro presidente Pedro Paulo Valadão, a conselheira secretária Joyce Duailibi, e o conselheiro efetivo e presidente do CREPOP/TO, Ricardo Furtado.
A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia, criada em 1996 durante o II Congresso Nacional da Psicologia (CNP), é realizada pelo menos duas vezes ao ano e composta por conselheiros federais e regionais de Psicologia. O CFP tem até três delegados e o número de representantes regionais varia de um a três, dependendo do número de profissionais inscritos no CRP.
Saiba Mais sobre a APAF 2018:
Apaf aprova por unanimidade prestação de contas de 2017 do CFP
Apaf aprova continuidade do processo para criação do CRP-24
Sistema Conselhos de Psicologia vai aprimorar ferramentas para unificar padrões em tecnologia
Sistema Conselhos de Psicologia contra o desmonte da Política Nacional de Educação Especial