sábado, novembro 25, 2023

O que é?

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)  possui um viés ético-político, e se propõe a identificar as práticas dos psicólogos no interior das políticas públicas, visando uma organização para a produção de referências sobre essa atuação, e em seguida a documentação e compartilhamento para a categoria.

Assim, as publicações do CREPOP são fundamentais para a prática profissional da Psicologia, trazendo balizas para a atuação em diversas políticas, fazendo-se necessário também uma articulação junto aos movimentos sociais, uma vez que não há como discutir políticas públicas dissociado dos grupos que lutam para construir e garantir o seu acesso.

Assim, o CREPOP TO tem se empenhado em promover debates e rodas de conversa com a categoria, sociedade civil e movimentos sociais, a respeito de temas atuais na Psicologia, pautados no bojo do Sistema Conselhos e da Rede Nacional do CREPOP.

Desse modo, o CREPOP TO tem somado esforços para fazer um levantamento histórico a respeito das cadeiras em que tem ocupado nos espaços de controle e participação social durante seus quatro anos de exercício. Tal prática visa ampliar, cada vez mais, essa presença ativa junto aos conselhos municipais e estaduais, audiências públicas, movimentos sociais, como também em reuniões com instituições gestoras, a fim de garantir o cumprimento idôneo de políticas sociais e serviços públicos, na perspectiva dos Direitos Humanos.

 

OBJETIVOS

 

Objetivo Geral

Sistematizar e difundir conhecimento referente as práticas psicológicas no campo das políticas públicas no estado do Tocantins.

 

Objetivos específicos

  • Promover o conhecimento sobre as práticas de profissionais psicólogos atuantes no campo das políticas públicas no estado do Tocantins;
  • Oferecer possíveis contribuições para a construção de políticas públicas humanizadas, levando em consideração aspectos regionais;
  • Identificar oportunidades estratégicas de participação da Psicologia nas políticas públicas;
  • Promover a interlocução da Psicologia com espaços de formulação, gestão e execução em políticas públicas.
...