sexta-feira, setembro 29, 2023
InícioNotíciasConselheira do CRP-23 participa do XIX Encontro Nacional do CONGEMAS

Conselheira do CRP-23 participa do XIX Encontro Nacional do CONGEMAS

 

IMG-20170630-WA0014
Delegação do Tocantins no XIX Encontro Nacional do CONGEMAS

 

A psicóloga e conselheira do CRP-23 Ivanize Giongo, que representa a categoria no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/TO), participou entre os dias 19 e 21 de junho do XIX Encontro Nacional do CONGEMAS, realizado em Porto Seguro-BA.

Com o tema “O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na defesa dos direitos e a efetivação do SUAS”, o encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) de 2017 contou com representantes de todos os estados da federação e de aproximadamente 5 mil municípios, além de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Em entrevista ao CRP-23, Giongo fala sobre a participação no encontro e aborda a posição do psicólogo na consolidação do SUAS, com destaque para o trabalho interdisciplinar com os assistentes sociais. Confira:

 

CRP-23: O XIX Encontro Nacional do CONGEMAS traz algum avanço para a atuação do psicólogo na política de assistência social? Quais?

Giongo: Sim, com certeza foi uma oportunidade ímpar de conhecimento e reafirmação de que a psicologia tem papel primordial na luta e consolidação do SUAS, em especial por ter nas mesas de discussão psicólogos palestrando o que até pouco tempo não era comum na política de assistência social. O tema central do encontro “O plano decenal da assistência social: compromisso na defesa dos direitos e efetivação do SUAS” traz a psicologia para o centro da discussão uma vez que junto com as demais categorias de trabalhadores do SUAS somos responsáveis pela luta por emancipação social, superação das vulnerabilidades e desenvolvimento da autonomia das famílias atendidas, em especial diante do atual cenário que vive nosso país onde a efetivação de direitos que têm sido cerceadas.

CRP-23: Boa parte da programação do encontro é voltada para temas que envolvem o SUAS, sistema no qual o assistente social une-se ao psicólogo, como essa interdisciplinaridade acontece nos espaços de discussão?

Giongo: O Congresso foi voltado para gestores porém tive a oportunidade de participar como Conselheira do CEAS/TO, cadeira que ocupo como trabalhadora do SUAS representando o CRP-23, e pude observar que os temas abordados tanto nos painéis como também nas oficinas simultâneas enfatizaram o papel central da atuação dos técnicos de referência para a consolidação do SUAS e implementação da política. As oficinas Trabalho Social com Famílias e Trabalho Social com crianças e adolescentes em situação de rua discutiram diretamente essa temática. Sendo que os olhares dos psicólogos e assistentes sociais se complementam na construção de práticas coletivas, individuais e comunitárias que promovam melhora das condições de vida dos usuários.

CRP-23:   Como conselheira representante do CRP-23 no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), qual a importância da participação no XIX Encontro Nacional do CONGEMAS?

Giongo: Representar a categoria no CEAS e ter a oportunidade de participar de um Encontro Nacional é com certeza um grande desafio, mas também uma excelente oportunidade de reafirmar que a psicologia tem papel primordial na emancipação social dos nossos usuários. E também possibilita discutir e problematizar com mais propriedade no sistema conselhos o compromisso com a defesa e garantia de direitos dos usuários e trabalhadores do SUAS.

 

 

Noticias relacionadas

Recent Comments

...