
A Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins esteve reunida, no dia 22, com o Prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, referência para o campo da Avaliação Psicológica no Brasil. O professor esteve em Palmas para participar como palestrante do I Seminário Tocantinense de Avaliação Psicológica no Trânsito, evento realizado pelo CRP-23 em parceria com o DETRAN-TO, na última quinta-feira.
Durante a reunião, os membros da Comissão expuseram algumas dificuldades sobre a pauta da avaliação psicológica no âmbito estadual. Por outro lado, Dr. Roberto Cruz colocou alguns pontos que considera como dificuldade para a atuação dos psicólogos da área.
“Nos faltam diretrizes específicas para as diversas necessidades de avaliação psicológica.” afirma o professor, destacando que é importante melhorar também a organização dos profissionais.
A partir do rico momento de troca de experiências, os membros da comissão definiram que é importante iniciar um trabalho que vise produzir referências e critérios para os tipos de avaliação mais recorrentes no Estado, bem como fomentar a criação de uma rede Nacional de Comissões de Avaliação Psicológica, além de produzir, pelo menos no âmbito regional, normativas, referências e encontros que facilitem e aprimorem o trabalho do psicólogo que atua com Avaliação Psicológica.