O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins comunica que estão abertas as inscrições para a Comissão Especial de Gerontopsicologia, que será criada com o objetivo de fomentar estudos e práticas sobre a atuação da Psicologia com a população idosa.
Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que entre 2012 e 2016, a população idosa (com 60 anos ou mais) cresceu 16,0%, chegando a 29,6 milhões de pessoas. Hoje a média de expectativa de vida da população brasileira é de mais de 75 anos e estima-se que até 2060 a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas.
Diante do crescimento demográfico, aumentam-se as demandas por políticas públicas de saúde e bem estar social para essa população. No Brasil, a Constituição de 1988, a Política Nacional (1994) do Idoso e o Estatuto do Idoso (2003) consideram que o suporte aos idosos e às idosas seja da responsabilidade da família, do Estado e da sociedade.
No Tocantins ainda não há uma formação voltada para essa população, além disso, faltam serviços especializados. Contudo, o Parque do Idoso, na capital, tem se tornado referência no acolhimento e no atendimento específico, reiterando a importância do desenvolvimento da Psicologia nessa área emergente e carente de profissionais qualificados.
A psicóloga conselheira do CRP-23, Prof. Nara Wanda, e a psicóloga pesquisadora do CREPOP, Carmen Hannud, fizeram um vídeo-convite trazendo mais informações e mobilizando a categoria para participar da Comissão, acesse:
Chamamento para compor a Comissão Especial de Gerontopsicologia – Vídeo-convite
Os interessados em integrarem a Comissão, devem encaminhar e-mail para [email protected] com as seguintes informações:
- Nome Completo
- CPF
- CRP (no caso de profissional)
- Motivo de Interesse
Inscreva-se! Participe ativamente do Conselho e colabore com os espaços de construção voltados para o desenvolvimento da Psicologia no Tocantins!