quinta-feira, setembro 28, 2023
InícioEventosCerca de 80 pessoas participam da Oficina para Elaboração de Documentos Psicológicos...

Cerca de 80 pessoas participam da Oficina para Elaboração de Documentos Psicológicos realizada em Araguaína

WhatsApp Image 2019-09-24 at 10.57.54_54

No dia 23 de setembro do corrente ano, cerca de 80 pessoas, entre profissionais e acadêmicos de psicologia, participaram da Oficina de Orientação para Elaboração de Documentos Psicológicos realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), em Araguaína-TO. A atividade aconteceu na Faculdade Católica Dom Orione.

A oficina foi conduzida pela conselheira do CRP-23, psicóloga Keila Barros Moreira (23/881), e pela analista de fiscalização do CRP-23, psicóloga Lais Karolinny Almeida Amaral (23/755), com o objetivo de orientar a respeito da forma, configuração e estrutura necessária para confecção de documentos psicológicos, com base na nova Resolução CFP 006/2019.

A psicóloga Maria do Socorro Lima Frutuoso, servidora do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) do município de Nova Olinda do Tocantins, se deslocou até Araguaína para participar da oficina e conta como foi a experiência:

“O espaço foi muito bem conduzido, ficou claro que o psicólogo, ao desenvolver sua profissão, independente de quais instituições esteja lotado, tem a responsabilidade sobre o histórico de documentos escritos dos pacientes/usuários, sendo que estes precisam ser bem produzidos e amparados dentro da lei.”.

O psicólogo mestre Robenilson Moura Barreto, docente da Faculdade Católica Dom Orione, participou da atividade e fala da importância da ampla divulgação da Resolução CFP nº 06/2019 para orientar e refletir junto a categoria sobre pontos fundamentais para produção de documentos diante de paciente, clientes e usuários da rede pública.

“Essa nova Resolução vem preencher as lacunas que dificultavam a comunicação com essa rede de relações e que também eram pontos divergentes nas avaliações dos processos éticos. Orientar a categoria sobre essa nova Resolução é reduzir as incidências de equívocos na produção de documentos e consequentemente abertura de processo ético.”.

Robenilson Barreto destaca ainda a importância da construção desses espaços nos municípios para aproximação do conselho com a categoria e com a realidade local:

“Importante parabenizar a iniciativa do CRP-23 com a realização da oficina de elaboração de documentos psicológicos realizada em Araguaína. Ao mesmo tempo em que o Conselho tem a possibilidade de se aproximar da categoria, temos também a oportunidade de discutir, propor, aprender e encaminhar questões pertinentes ao território local.”.

O CRP-23 agradece a parceria da Faculdade Católica Dom Orione e a participação de todos os profissionais e acadêmicos presentes na Oficina de Orientação para Elaboração de Documentos Psicológicos realizada em Araguaína.

Noticias relacionadas

Recent Comments

...