Ser um ponto de apoio e orientação na atuação do profissional psicólogo nas políticas públicas. Esta é a finalidade do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia – 23ª Região (CRP-23). A comissão permanente, criada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), sistematiza e difunde conhecimento por meio de pesquisas sobre a interface entre práticas psicológicas e políticas públicas.
De acordo com o presidente do CREPOP do regional, Ricardo Furtado, “a comissão visa direcionar estas pesquisas para fazer validações técnicas e orientar a atuação do profissional psicólogo nestas políticas, seja na área da saúde, educacional, de justiça e nas demais áreas”.
O presidente explica que, na comissão, participam oito profissionais que se reúnem mensalmente para reuniões estratégicas com o objetivo de dar respaldo técnico com normas, legislação e cadernos de orientação para atuação dos psicólogos no estado. “O CREPOP é um espaço no Conselho que está aberto para ajudar o profissional em meio às questões técnicas da profissão no que se refere às políticas públicas”, afirma Ricardo.
Além deste ponto de apoio, o CREPOP desenvolve trabalhos que buscam oferecer possíveis contribuições para a construção de políticas públicas humanizadas, fortalecendo assim a compreensão da dimensão subjetiva presente nessas políticas. Também é atribuição da comissão identificar oportunidades estratégicas de participação da Psicologia nas políticas públicas e promover a interlocução da Psicologia com espaços de formulação, gestão e execução destas políticas.
Futuramente, explica o presidente da comissão, o Centro de Referência realizará pesquisa de mapeamento da atuação dos psicólogos no Tocantins na política pública. “A ideia é construir a nossa própria referência técnica estadual, e assim realizar tanto as pesquisas padronizadas nacionais quanto no universo regional”, explica o representante.
Para mais informações das ações desenvolvidas pela comissão, sanar dúvidas ou dialogar com o CREPOP, entre em contato pelo e-mail [email protected].