Parte da programação do ‘Agosto da Psicologia’, o Café Interativo foi realizado na última sexta-feira (25), pela Comissão de Psicologia na Política de Assistência Social do CRP-23, com o objetivo de discutir a identidade do psicólogo no SUAS.
Durante a atividade a Comissão, representada pela presidente Ivanize Giongo e pela secretária Hareli Cecchin, apresentou os resultados da pesquisa realizada com os psicólogos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, junto com a categoria, debateu estratégias para superar dificuldades cotidianas no exercício da profissão.
“Fizemos a pesquisa online e discutimos os dados com os profissionais. Muitos colocaram a suas dificuldades e soluções encontradas no dia a dia do trabalho.”, Hareli Fernanda Garcia Cecchin, secretária da Comissão de Psicologia na Política de Assistência Social.
O café interativo sobre a identidade do Psicólogo no SUAS reuniu profissionais de várias proteções sociais, dentre eles trabalhadores do CRAS, do CREAS e de medidas socioeducativas.
Hareli Cecchin destacou a mobilização de profissionais do interior do Estado para participar do evento, “Tivemos dois psicólogos da cidade de Colinas, há mais de 200km de Palmas, e uma psicóloga de Lavandeira, que fica há mais de 300 km. Foram profissionais que se organizaram e vieram para o evento com os seus próprios recursos.”.
A secretária da Comissão de Psicologia na Política de Assistência Social do CRP-23 conta ainda que o grande diferencial da atividade foi a transmissão online. “Os profissionais que não tiveram condições de vir até Palmas puderam acompanhar e participar através da transmissão online. Hoje as novas tecnologias nos permitem essa proximidade com os outros municípios.”.
O Café Interativo foi a penúltima atividade da programação do ‘Agosto da Psicologia’, idealizado pelo CRP-23 para produzir debates e reflexões acerca do exercício profissional no Tocantins.