
Na última terça-feira, 15 de novembro, o trabalho desenvolvido com as contribuições da psicóloga Dra. Hareli Fernanda Garcia Cecchin (CRP 23/743) recebeu menção honrosa durante o 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Na ocasião o aplicativo de saúde mental ‘Mais um Dia’ foi reconhecido durante a conferência de encerramento do Congresso como uma das práticas inovadoras no exercício da Psicologia no Brasil.
Trata-se de uma plataforma tecnológica voltada para cuidados preventivos e promoção da saúde mental direcionados aos estudantes universitários por meio da educação em saúde mental, atenção primária e rastreamento de sintomas de estresse, depressão e ansiedade. O aplicativo é produto de um projeto de pesquisa e extensão coordenado pela professora Alice Agnes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar na qual está inclusa a psicóloga Hareli Cecchin dentre outros profissionais da saúde, comunicação social e tecnologia da informação.
Para a psicóloga, a menção honrosa dedicada ao desenvolvimento do projeto durante o 6º CBP “representa um reconhecimento do aplicativo enquanto ferramenta de promoção de saúde mental, dando visibilidade para ações de educação em saúde na universidade.”.
O aplicativo ‘Mais um Dia’ é gratuito e está disponível para download no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.maisumdia
Hareli Fernanda Garcia Cecchin é mestra em Desenvolvimento Regional e doutora em Psicologia Clínica e Cultura. Atualmente é psicóloga da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e já esteve conselheira do CRP-23 onde também integrou a Comissão de Psicologia na Política de Assistência Social.
6º CBP
O 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, um dos maiores eventos da Psicologia brasileira, foi realizado em São Paulo entre os dias 11 e 15 de novembro, com o objetivo de dar visibilidade às práticas da profissão em seus mais variados contextos e regiões do país, configurando importante espaço de diálogo, reflexão e produção coletiva de princípios e caminhos frente aos desafios que se impõem à Psicologia e à sociedade brasileira.
Organizado pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), o congresso conta com o apoio de diversas entidades da área, incluindo o Conselho Federal de Psicologia (CFP) – que participou ativamente com diversas atividades ao longo dos cinco dias de programação.
(com informações do Conselho Federal de Psicologia)