A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf) ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Brasília/DF, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os três dias da reunião são transmitidos em tempo real, pelo site e redes sociais do CFP.
Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Apaf é composta por conselheiras(os) federais e regionais de Psicologia. O CFP tem até três delegadas(os) e o número de representantes regionais varia de um a três, dependendo do número de profissionais inscritas(os) no CRP.
Durante a Apaf o CRP-23 se comprometeu a participar de oito grupos de trabalho, são eles: Revisão da política de orientação e fiscalização; Evidenciar a Resolução CFP nº 018/2002; Demandas do Judiciário aos Psicólogos que atuam nas Políticas de Saúde e Assistência Social; Elaboração da resolução do CREPOP; Educação à distância e cursos irregulares; Estágio; Psicoterapia; Revisão da Resolução CFP nº 2, de 2016, que regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e Processos; Revisão da Política de Orientação e Fiscalização.
Outro ponto importante da APAF foi a definição dos temas das pesquisas do CREPOP para o ano de 2020, que são: Prevenção ao suicídio e autolesão; unidades de acolhimento no SUAS. Também foi definida a data da próxima Apaf, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2020.