
Nos dias 15 e 16 de agosto a Roda de Conversa com o tema ‘Atuação profissional nas políticas públicas e as demandas do Sistema Judiciário’, parte da programação do Agosto da Psicologia promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), foi realizada nos municípios de Colinas e Araguaína. Em Colinas a atividade aconteceu no campus da FIESC, na última quinta-feira (15), e em Araguaína a roda de conversa foi realizada na Faculdade Católica Dom Orione, na sexta-feira (16).
A atividade, coordenada pelas psicólogas Laís Karolinny e Stefhane Santana, foi construída com o objetivo de orientar a prática profissional das psicólogas e psicólogos diante das demandas do sistema judiciário e também proporcionar um espaço de troca de experiências entre os participantes.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FIESC/Universidade Brasil em Colinas do Tocantins, psicóloga Karla Milhomem, a atividade no município contou com a participação de cerca de 90 pessoas, entre elas profissionais da região de Colinas e estudantes do curso de psicologia da faculdade.
“De acordo com os professores do curso, que estiveram presentes no evento, a roda de conversa proporcionou momentos de muito diálogo, troca de experiências e aprendizagem para os alunos da instituição.”. Karla Milhomem, coordenadora do curso de Psicologia da FIESC.
A psicóloga pesquisadora do CREPOP no CRP-23, Stefhane Santana, uma das mediadoras da atividade, conta que a conversa girou em torno da importância da psicologia dentro das políticas públicas.
“Falamos muito sobre a garantia dos direitos sociais e promoção dos direitos humanos, a partir do compromisso social da psicologia que vem se modificando ao longo do tempo enquanto profissão. É importante lembrar que o nosso código de ética prevê essa análise critica do contexto social e político que a gente vive, no sentido de tentativa de transformação dessa realidade.”.
Em Araguaína, a roda de conversa reuniu uma média de 100 participantes em torno do tema ‘Atuação profissional nas políticas públicas e as demandas do Sistema Judiciário’.

A professora no curso de psicologia da Faculdade Católica Dom Orione, psicóloga mestra Ana Letícia, fala que a atividade trouxe aos estudantes a importância e necessidade de acompanhar as ações do conselho de classe, “entendendo que o profissional psicólogo é protagonista nas propostas do Conselho, cabendo ao mesmo buscar aproximação para obter orientações e participar ativamente das decisões propostas.”. Ana Letícia acrescenta:
“O evento foi muito interessante, pois todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas a atuação profissional. Os estudantes também puderam conversar sobre temas abordados em sala de aula, bem como sobre dúvidas relacionadas ao código de ética. Esperamos que mais eventos como estes possam acrescentar à nossa formação.”.
A programação do Agosto da Psicologia no CRP-23 segue com atividades gratuitas na capital e no interior durante todo o mês. Saiba mais:
Participe e divulgue as ações do seu conselho de classe!