O Dia Internacional da Mulher também é um dia de luta para a Psicologia brasileira, na qual elas representam quase 90% da categoria. Assim, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins acredita que, diante do atual cenário político promovedor de diversas violações de direitos que atingem potencialmente a autonomia e a dignidade das mulheres, é hora de reforçarmos a importância dos movimentos sociais, especialmente os movimentos feministas, e caminharmos juntas (os) na perspectiva de um mundo melhor para as mulheres.
Em defesa dos direitos das mulheres, o CRP-23 convida todas as psicólogas do Tocantins, assim como toda a comunidade palmense para participarem do ato unificado pelo Dia Internacional da Mulher, que acontecerá em Palmas-TO no dia 08 de março.
Organizado por movimentos feministas do Tocantins, mulheres do campo e da cidade, coletivos, e entidades parceiras, o evento terá como principais pautas a luta contra a reforma da previdência, a violência contra mulher, o trabalho não pago, o envenenamento dos rios, e a lei que restringe o acesso das quebradeiras de coco babaçu aos locais da colheita.
As atividades começam às 6h da manhã, com panfletagem na Estação Apinajé e conversa com as mulheres trabalhadoras. Às 8h, está prevista uma acolhida às Caravanas de mulheres que vem de outras cidades e, às 9h, concentração para o Ato Unificado, na Praça dos Girassóis (nas proximidades do monumento ao Centro Geodésico, entre a Assembleia Legislativa e o TJ).
Vamos juntas! Pela vida das mulheres!
8 de Março, Mulheres Tocantinenses em Luta!
Programação
6h – Panfletagem e Conversa na Estação Apinajé
8h – Acolhida das Caravanas de Mulheres
9h – Ato Unificado das Mulheres Tocantinenses
Realização
Casa 8 de Março; Internacional Feminista; Frente Brasil Popular; PartidA; Marcha Mundial das Mulheres; MST; MAB; CIMI; Levante Popular da Juventude; ATA – Articulação Tocantinense de Agroecologia – MIQCB – Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu; Coletivo Kely Moreira de Castro; Feministas autônomas; Coletivo de Mulheres do PT; Coletivo de Mulheres da CUT; Associação Água Doce; com apoio do NUDEM-DPE-TO; Sindjor/TO e ASSEMP.
Mais informações
Bernadete Aparecida (Casa 8 de Março), Emilleny Lázaro (PartidA), Verônica Salustiano (Frente Brasil Popular) e Elizete (Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu).