Seminário ‘Formação em Psicologia no Contexto da Pandemia do COVID-19: Impactos da Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020’

seminário

No dia 02 de julho, próxima quinta-feira, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) e o núcleo Tocantins da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP-TO) realizarão o Seminário “Formação em Psicologia no contexto da pandemia do COVID-19: impactos da Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020”. O evento acontece com o objetivo de discutir amplamente com a comunidade acadêmica (coordenadoras(es) de curso, docentes e discentes) sobre os impactos, as consequências e os desdobramentos do ensino remoto na formação de Psicologia.

A programação terá início às 14h e acontecerá através da plataforma Google Meet com os participantes previamente inscritos.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/2fKiA7EdQ56FkcwQ7

As vagas são limitadas e o link para participação no evento será enviado por e-mail após confirmação de sua inscrição.

Confira abaixo a PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

14:00 – Mesa de abertura do seminário “Formação em Psicologia no contexto da pandemia do COVID-19: Impactos da Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020”
Presidente do CRP-23
Presidente do Núcleo da ABEP/TO

Conselheiro do CFP
Coordenadora do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA
Coordenadora do curso de Psicologia da UNIRG
Coordenadora do curso de Psicologia da FIESC-Colinas
Coordenadora do curso de Psicologia da UFT
Coordenadora do curso de Psicologia da FACDO
Coordenadora do curso de Psicologia da UNITPAC
Coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU

14:45 – Impactos da Pandemia do COVID-19 na formação em Psicologia
Mediador: Dr. José Fernando Patino Torres
Representante do GT CFP de Estágio em Psicologia

15:45- Intervalo

16 hs- Vozes que queremos escutar- Coordenadores dos cursos de Psicologia
Mediador: Edgar, Irenides Teixeira e Cristina D’Ornellas Filipakis Souza
Perguntas disparadoras:
-Quais os impactos da Portaria 544/2020 na organização das atividades práticas e estágios em desenvolvimento no seu curso?
– Quais as reais possibilidades e impossibilidades de realização de práticas e estágios por meio remoto, neste contexto da pandemia?
– Como tais práticas e estágios se articulam com a proposta curricular em execução no curso?
– Em que medida tais práticas e estágios contemplam a diversidade das ênfases curriculares do projeto de curso?
– Quais as condições de acessibilidade de sua comunidade acadêmica?
– Quais as condições de trabalho remoto de seu corpo docente?
– Quais as iniciativas da instituição para garantia dessas condições?
– Quais os riscos para docentes e alunos da suspensão de todas as práticas e estágios no presente ano?

16:00 – Vozes que queremos escutar- Docentes do curso de Psicologia
Mediadores: Ana Beatriz Dupré Silva e Lucas Araújo
Perguntas disparadoras:
-Quais os impactos da Portaria 544/2020 na organização das atividades práticas e estágios em desenvolvimento no seu curso?
– Que balanço você faz dos ganhos e das perdas (possibilidades e limites) na adaptação para oferta emergencial remota do estágio que oferece?
– Quais as condições de trabalho remoto para a/o supervisora/supervisor e orientadoras/es realizarem o seu trabalho nesse novo contexto?
– Que suporte a instituição tem oferecido para a mudança no modo de oferta do curso e como elas impactam as atividades práticas e de estágio?
– Como você avalia possíveis demandas de alunos de que sejam oferecidas oportunidades de estágio on line?
– Quais os riscos para docentes e alunos da suspensão de todas as práticas e estágios no presente ano?

16:00 – Vozes que queremos escutar- Discentes dos cursos de Psicologia
Mediadores: Mariana Miranda Borges, José Eduardo de Azevedo Gomes Rodrigues e Maria Isadora Dama Silva

Perguntas disparadoras:
– Como você se posiciona sobre a possibilidade de que práticas e estágios profissionais passem a ser, pelo menos em parte, oferecidos na modalidade on line?
– Você considera que tais práticas e estágios on line asseguram a formação de qualidade que se espera para a sua futura inserção profissional?
– Em que medida você dispõe ou a instituição oferece as condições de acessibilidade para práticas on line?
– Em que campo de atuação você está inserido ou estaria inserido para realizar o estágio? Tal campo impõe algum limite ou dificuldade para a mudança dos estágios para o modo on line?

 

Os seminários virtuais para debater estágio em tempos de pandemia acontecerão em todo o país e serão organizadas pelos 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) em parceria com os núcleos estaduais da ABEP, culminando com um seminário nacional previsto para o dia 14 de julho.

 

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