Através de documento assinado pela Secretária da Saúde do Município de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins recebeu, no dia 10 de fevereiro do corrente ano, resposta ao Ofício nº 012/2021/CRP-23 no qual solicitava informações quanto a vacinação contra a COVID-19 para psicólogas(os) da capital.
Em resposta, a Secretaria Municipal informou que em decorrência do número de doses recebidas para a primeira fase da vacinação, fez-se necessária a adoção de critérios mais específicos e detalhados, obedecendo ao público-alvo já priorizado pelo Programa Nacional de imunização (PNI). De maneira que, neste momento, são priorizados os trabalhadores que atuam diretamente e continuadamente na assistência e/ou cuidado aos paciente suspeitos e/ou confirmados de COVID-19.
O CRP-23 também questionou, através de ofício, a Diretoria do Hospital Geral de Palmas (HGP) sobre o processo de vacinação contra a COVID-19 para as(os) servidoras(es) da Psicologia que atuam no hospital, mas ainda não obteve retorno.
Cabe ressaltar que, segundo informações do Plano Nacional de Imunização, todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.
O CRP-23 continuará em contato com os órgãos públicos na tentativa de garantir com que todas(os) as(os) psicólogas(os) do Tocantins sejam vacinadas(os) o quanto antes. O Conselho reforça ainda que, diante de qualquer irregularidade observada na distribuição das vacinas contra a COVID-19, a categoria pode procurar tanto o Ministério Público Estadual quanto o próprio Conselho de Classe, os quais poderão agir juntos em defesa dos profissionais.