Secretaria de Estado da Saúde responde ofício do CRP-23 sobre vacinação contra a COVID-19 para profissionais da Psicologia

MOLDE CARD.jpeg2345.jpeg3455.jpegVC

Através de documento assinado pelo Secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins recebeu, no dia 04 de fevereiro do corrente ano, resposta ao Ofício nº 008/2021/CRP-23 no qual solicitava informações quanto a vacinação contra a COVID-19 para psicólogas(os).

Em resposta, a Secretaria de Estado da Saúde- SES/TO informou que, considerando a disponibilidade limitada de doses, inicialmente a vacinação no Tocantins contemplou apenas 34% dos trabalhadores da saúde, grupo no qual estão inclusos psicólogas e psicólogos, e agora segue de maneira gradativa conforme o recebimento de novas doses. Lembrando que também compõem esta primeira fase como populações prioritárias para a vacinação: pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em residências Inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas.

Especificamente para os profissionais da saúde, não será feita distinção entre servidores de setores públicos e privados, mas o Informe Técnico da Campanha Nacional contra a Covid-19 orienta que será necessária uma escala de priorização, sendo recomendada a seguinte ordem para vacinação: 1) Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados;  2) Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos; 3) Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19.

No ofício resposta ao CRP-23, a SES/TO elucida que todas as doses da vacina recebidas pela Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI/TO são distribuídas para as Secretarias Municipais de Saúde, cabendo às mesmas a gestão dos insumos e a organização das estratégias de vacinação de acordo com realidade local.

O CRP-23 também questionou, através de ofício, a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria do Hospital Geral de Palmas (HGP) sobre o processo de vacinação contra a COVID-19 para psicólogas(os), mas ainda não obteve retorno dos órgãos.

Cabe ressaltar que, segundo informações do Plano Nacional de Imunização, todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

O CRP-23 continuará em contato com os órgãos públicos na tentativa de garantir com que todas(os) as(os) psicólogas(os) do Tocantins sejam vacinadas(os) o quanto antes. O Conselho reforça ainda que, diante de qualquer irregularidade observada na distribuição das vacinas contra a COVID-19, a categoria pode procurar tanto o Ministério Público Estadual quanto o próprio Conselho de Classe, os quais poderão agir juntos em defesa dos profissionais.

Comente via Facebook

Comentário(s)