SaudavelMente: mostra cultural em alusão ao mês da Luta Antimanicomial acontece dia 28 de maio em Palmas

O Coletivo da Luta Antimanicomial em Palmas (COLAPA) com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) realizará na próxima terça-feira (28) a mostra cultural ‘SaudavelMente’ em alusão ao mês da luta antimanicomial.

Com o lema ‘Não quero choque, nem grade. Quero cuidado em liberdade’ a mostra promoverá apresentações artísticas, oficinas, ateliê aberto, cinema e debate, rodas de conversa, dentre outras atividades. O evento acontecerá no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho em Palmas-TO, das 9h às 21h, com acesso gratuito e aberto ao público.

Confira abaixo a programação completa e participe!

WhatsApp Image 2019-05-21 at 15.57.12

Sobre o Movimento Antimanicomial no Brasil

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Em dezembro de 1987, trabalhadores da saúde mental reunidos na cidade de Bauru (SP) redigiram o manifesto que marca o início da luta antimanicomial no Brasil e representa um marco no combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, o congresso discutiu as formas de cuidado com os que apresentam sofrimento mental grave e representou um marco histórico do Movimento da Luta Antimanicomial, inaugurando nova trajetória da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Diante da atual conjuntura de avanço do conservadorismo e de redução de recursos para as políticas públicas sociais, com violento ataque ao Sistema Único de Saúde (SUS), é preciso reforçar a desconstrução do modelo asilar e combater a cada dia o manicômio em suas várias formas, do hospital psiquiátrico à comunidade terapêutica, incluindo o manicômio judiciário.

 

Comente via Facebook

Comentário(s)