A convite da Secretaria Estadual de Administração (Secad), o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), representado por Tássio de Oliveira Soares (CRP 23/660), conselheiro presidente, e Marlla Katherinne (CRP 23/460), conselheira suplente, foi recebido na tarde da última segunda-feira (21) pelo secretário Bruno Barreto para dialogar acerca do projeto que visa fornecer assistência psicológica aos servidores estaduais no período da pandemia.
Intitulado ‘Projeto de saúde mental do servidor em sofrimento psíquico decorrente da pandemia’, a proposta é uma iniciativa da Secad, idealizada por meio da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), e deverá ser implementado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e demais colaboradores.
Durante a reunião, o secretário da administração, Bruno Barreto, falou com os representantes do CRP-23 sobre a necessidade de credenciamento de psicólogas e psicólogos para atenderem os servidores estaduais que forem assistidos pelo Projeto. Na ocasião, o secretário também quis saber acerca dos critérios para a habilitação destes profissionais.
De acordo com o presidente do CRP-23, Tássio de Oliveira Soares, esta foi uma reunião inicial e ainda não há definições sobre como se dará a inclusão dos profissionais da psicologia. No entanto, o Conselho estará em contato com a Secretaria Estadual de Administração para garantir que o processo para atendimento psicológico dos servidores aconteça de maneira ética e salutar.
O CRP-23 recebeu com satisfação a iniciativa da Secad na proposição de um projeto atento a saúde mental dos trabalhadores diante da crise pandêmica, assim como o convite do secretário Bruno Barreto para dialogar sobre o papel fundamental de psicólogas e psicólogos nesse contexto. Desta forma, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins se coloca a disposição para contribuir com a proposta.