Programa de Estágio em Atendimento à População Ribeirinha disponibiliza vagas para Psicologia

Residentes e egressos de programas de residência das áreas de psicologia, medicina, enfermagem, educação física, fisioterapia, biomedicina, odontologia e nutrição têm até o dia 30 de outubro para realizar inscrição no edital de seleção de estagiários que atuarão na Região Norte do país, atendendo populações ribeirinhas.

Os profissionais precisam ser credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Comissão Nacional de Residências Multiprofissional em Saúde (CNRMS). O estágio, com duração de 30 dias, totaliza 250h e ocorre de janeiro a outubro de 2023. A atuação envolve três fases:

– Fase preparatória com 10 horas de curso EaD;

– Estágio com 60h de inserção semanal, tanto teórico quanto prática, junto às Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF) e Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (ESFR) da região a ser atendida;

– Pós-vivência com a entrega de relatório final com diagnóstico situacional da saúde das populações, planos de cuidados propostos e apresentação de um caso clínico de maior impacto para a formação.

Para o presidente do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, Arivandre Tavares, é fundamental que psicólogas(os) ocupem esse espaço:

“Esta é uma excelente oportunidade de mostrar que a Psicologia tem muito a contribuir com as comunidades ribeirinhas, podendo se tornar espaço definitivo para inclusão da profissão no novo campo de atuação.”.

Arivandre Tavares destaca que no CRP-23 existe a Comissão Especial de Psicologia e Povos do Cerrado, com o objetivo principal de pensar a profissão voltada para as demandas de comunidades a partir do diálogo com os povos representados e envolvendo a construção de ações e intervenções práticas.

Como conselheira do atual plenário do CRP-23 e membra de comunidade ribeirinha, a psicóloga Nenna Luz também ressalta a relevância da Psicologia para o programa de estágio em questão:

“Além da inclusão da profissão neste campo, há uma grande necessidade dessas comunidades serem assistidas em caráter de urgência pela Psicologia.”.

O processo seletivo de estágio para atendimento à população ribeirinha é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, e está disposto no Edital nº 02/2022.

Serão ofertadas, mensalmente, até 15 vagas a residentes e até 7 vagas para egressos. A oferta das vagas está condicionada à disponibilidade das Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF) e Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (ESFR), na Região Norte. A vivência de estágio está atrelada à realização e aprovação desta na etapa preparatória, que inclui a formação em curso EaD.

Interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível nos links a seguir:

Inscrição para EGRESSO: https://siriolibanes.lyceum.com.br/processo-seletivo/oferta?id=793

Inscrição para RESIDENTE: https://siriolibanes.lyceum.com.br/processo-seletivo/oferta?id=792

(com informações do Ministério da Saúde)

Comente via Facebook

Comentário(s)