Presidente do CRP-23 participa de inauguração do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial do TJTO

WhatsApp Image 2020-11-10 at 17.44.18

Na tarde da última terça-feira (11) o presidente do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, Tássio de Oliveira Soares (CRP 23/660), participou da inauguração do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Segundo informações do órgão, o NAPsi foi criado com o intuito de oferecer apoio psicológico e social aos magistrados e servidores, tendo como premissa a promoção da saúde e a prevenção dos riscos inerentes ao trabalho.

“Esta é uma oportunidade de promover, no âmbito do Poder Judiciário tocantinense, ações, programas e projetos institucionais contínuos voltados à prevenção de riscos no trabalho e à assistência em saúde mental dos magistrados e servidores”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia. O desembargador destaca ainda que “a rotina de trabalho não pode ser motivo de adoecimento e por isso o Núcleo se consolida também como um importante espaço na prevenção dos transtornos mentais e comportamentais”.

Na ocasião a psicóloga Bárbara Khristine Alvares de Moura Carvalho Camargo (CRP 23/115), chefe da Junta Médica do TJTO, lembrou que a implementação do NAPsi está em consonância com a Política Nacional de Atenção à Saúde e que veio em momento oportuno, principalmente neste contexto da pandemia da Covid-19:

“O Núcleo é um espaço de todos os magistrados e servidores e seu objetivo é contribuir para que haja mudanças subjetivas e também nas relações sociais do trabalho, viabilizando a manutenção e a promoção da saúde”.

Para o conselheiro presidente do CRP-23, a criação deste dispositivo de atendimento num órgão como o Tribunal de Justiça, ancorada em pesquisas, consolida a Psicologia enquanto ciência e profissão. Noutra perspectiva, o psicólogo Tássio Soares fala sobre o contentamento de fazer parte da inauguração do NAPsi/TJTO: “Sentimos alegria de participar desse momento em que Poder Judiciário cria um espaço de acolhimento a suas magistradas e magistrados e a seus servidores e servidoras.”.

O Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) do TJTO está localizado no Edifício Florença, quadra 103 norte, Rua NO – 07, Lote 44, Salas 2, 3 e 4 (térreo) e atenderá todos os magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Tocantins, independentemente do cargo ou função.

(com informações do TJTO)

Comente via Facebook

Comentário(s)