NOTA DE PESAR: João Soze da Silva Marinho Xerente

PESAR XERENTE.jpeg2

O Conselho Regional de Psicologia – CRP do Tocantins 23ª Região lamenta o falecimento da liderança indígena João Soze da Silva Marinho Xerente, ocorrido nesse último dia 12 de julho de 2020.

O indígena foi uma liderança no povo Xerente de Tocantinia, fez 85 anos no dia 10 de julho. João Soze faleceu após complicações do novo coronavírus. A morte de um ancião traz uma grande preocupação, pois o mesmo é um guardião da cultura. De forma que este óbito implica na dificuldade da transmissão de linguagem, história e costumes de um povo.

Lamentamos também a morte do cacique Juraci Warasi Javaé, do povo Javaé de Formoso do Araguaia. Estas mortes fazem parte dos 517 óbitos ocasionados pelo COVID-19 nos povos indígenas brasileiros, de acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Esta situação nos recorda o surto de varíola, no século XVI, que matou diversos indígenas, atuando como um etnocídio.

A história continua se repetindo devido ao baixo acesso às políticas públicas e campanhas de vacinação, o que inviabiliza a criação de anticorpos na defesa aos vírus. Desta maneira, é evidenciada a necessidade de o Estado elaborar e fortalecer políticas públicas estruturantes e que possam proteger os povos indígenas.

O CRP 23 expressa a sua solidariedade aos parentes dos povos Xerentes e Javaes que tiveram a honra de conviver com estas lideranças. O Conselho também conclama que o Estado possa criar políticas de vida aos nossos povos originários.

Comente via Facebook

Comentário(s)