Desde o início do século XX o dia 8 de março é celebrado ao redor do mundo como o Dia Internacional da Mulher. A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975, a cada ano representa a renovação e fortalecimento da luta das mulheres por igualdade de gênero e por condições de vida com dignidade, proteção e respeito.
A violência de gênero infelizmente continua sendo um dos nossos maiores problemas sociais. Dados do 14ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2020, revelam que o número de feminicídios no Brasil aumentou 43% desde 2016.
Sabemos também que o cenário de pandemia da Covid-19 tem intensificado a violência contra as mulheres. Ainda segundo as informações divulgadas pelo Anuário houve um aumento de 1,9% nos feminicídios e de 3,8% nos chamados para atendimento de violência doméstica somente no primeiro semestre de 2020.
É por isso que o CRP-23, implicado na construção de um exercício profissional que valoriza as vidas e vozes das mulheres e motivado em promover ações que, para além das palavras, possam ser configuradas em atuação prática da Psicologia para a modificação dessa realidade, realizará a partir da segunda semana do mês de abril o curso sobre ‘Violência de Gênero’.
O espaço de formação, promovido através da Comissão de Psicologia e Direitos Humanos, pretende instrumentalizar psicólogas e psicólogos para um exercício de combate às violências e que garanta a equidade de gênero.
O curso será ministrado quinzenalmente, em formato OnLine e com acesso GRATUITO, através do Google Meet e transmissão simultânea para o canal do CRP-23 no Youtube. Durante o curso serão abordadas as seguintes temáticas:
– Sexualidade e Gênero
– Violência de Gênero
– Resolução CFP 08/2020
– Rede de Apoio
– Autores de Violência
Mais informações sobre datas, horários, formadores e inscrições serão divulgadas em breve no site e nas redes sociais do CRP-23.