
De 02 a 05 de junho aconteceu em Brasilia/DF o maior evento da Psicologia. O 11º CNP (Congresso Nacional da Psicologia), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos, reuniu cerca de 400 delegadas(os) que discutiram e votaram as propostas de diretrizes para a profissão no triênio 2022/2025. Esta edição teve como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.
Apesar de estar em menor número, a delegação do CRP-23 conseguiu defender e aprovar a maioria das propostas encaminhadas pelas psicólogas e psicólogos do Tocantins.
Segundo a psicóloga Laís Karolinny Almeida Amaral, durante o Congresso Nacional as delegadas e delegados do Tocantins também contribuíram com discussões muito importantes como a defesa da psicoterapia enquanto prática privativa da Psicologia, a luta pelas 30H e o piso salarial para a categoria. Sobre sua experiência enquanto delegada neste 11º CNP, Laís acrescenta que:
“É nesses espaços de deliberações que construímos as diretrizes que vão nortear ações para a Psicologia no próximo triênio. Então, estar nesses espaços de debate representando o Tocantins, ter defendido essas propostas e poder trazer esse resultado pra nossa categoria foi uma tarefa muito relevante e gratificante.”.
No total, foram aprovadas 308 propostas que irão compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP, com as diretrizes de atuação para o próximo triênio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). Além da votação das propostas, foram apreciadas 22 moções pela Plenária contendo manifestações de repúdio e indignação e de apoio a causas da categoria.
O psicólogo Plácido Lucio Rodrigues Medrado, também delegado do CRP-23, destaca as propostas aprovadas advindas dos Pré Coreps realizados pelo Regional tais como: Psicoterapia privativa da Psicologia e a realização de eventos e campanhas relacionadas às resoluções do CFP que tratam das questões de gênero e sexualidade. Para ele, “o 11º CNP foi um momento histórico e extremamente relevante na atual conjuntura das políticas públicas do Brasil.”.
Mambros da atual plenária do CRP-23 também foram eleitos como delegadas(os) e puderam representar o Tocantins durante o Congresso Nacional. Dentre estes, a conselheira Anita Coelho dos Santos Teixeira, que participou ativamente dos espaços deliberativos durante os quatro dias de Congresso, avalia:
“Foi um evento muito organizado, acho que é assim mesmo que nós fazemos o Sistema Conselhos, de forma democrática, com a participação de todos e incentivando as psicólogas e os psicólogos a participarem mais dos espaços que impulsionam as pautas em defesa da nossa categoria.”.
No último dia do congresso, a Comissão Eleitoral Especial anunciou as chapas pré-candidatas para a Consulta Nacional, que acontece de 23 a 27 de agosto deste ano. Foram realizadas a inscrição de duas pré-candidaturas para a próxima gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que seguem para a fase de homologação pela Comissão Eleitoral.
As duas pré-candidaturas anunciadas foram a Frente em Defesa da Psicologia Brasileira (com Pedro Paulo Gastalho de Bicalho como cabeça de chapa e candidato a presidente); e Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática (com Tássio de Oliveira Soares como cabeça de chapa e candidato a presidente).
Todas as atividades em Plenária do 11º Congresso Nacional da Psicologia foram transmitidas ao vivo pelo site e redes sociais do Conselho Federal de Psicologia. Você pode rever quando quiser as íntegras das reuniões no canal do CFP no YouTube.
(com informações do Conselho Federal de Psicologia)