#FiqueBemEmCasa: Secretaria de Saúde de Palmas disponibiliza telefones e plataforma virtual para atendimento em saúde mental

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Por meio de uma plataforma de interação virtual, a Secretaria de Saúde do Município de Palmas está disponibilizando atendimento psicológico e psiquiátrico para a população no período de isolamento social, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Para solicitar o serviço basta acessar o endereço eletrônico e realizar o cadastro. Depois de devidamente preenchido, o formulário será enviado ao whatsApp web de um profissional especializado que dará início ao atendimento. Na modalidade home office, a(o) psicóloga(o) e a(o) psiquiatra usarão o aplicativo para realizar a vídeo chamada, áudio chamada ou mensagem conforme a necessidade de cada paciente. Duas linhas telefônicas, 3218-5459 e 3218-5460, ficarão disponíveis na sede da Secretaria de Saúde de Palmas para que pessoas que não têm acesso a internet também possam ser atendidas.

Segundo informações publicadas no portal oficial da prefeitura de Palmas, a preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, que também é psicóloga da área técnica em Saúde Mental de Palmas, Leny Meire Correa Molinari Carrasco (CRP 23/282), explica que o suporte será oferecido por meio da escuta qualificada em psicoterapia breve, tendo o acolhimento realizado por uma equipe multiprofissional para avaliar cada caso. Leny lembra que este formato de atendimento se justifica em função das recomendações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), secretarias de Saúde e autoridades civis sobre a necessidade de isolamento a fim de evitar o alastramento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

O projeto de atendimento virtual foi elaborado pela área técnica da Saúde Mental, ligada à Diretoria de Média e Alta Complexidade, em parceria com a Diretoria de Atenção Primária, Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Residência de Psiquiatria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23).

Confira a seguir as etapas para atendimento através do projeto:

1-Após o preenchimento deste cadastro você deve ficar atento às Mensagens de WHATSAPP. Pois, entraremos em contato com você, nos identificando e solicitando a resposta SIM OU NÃO para a realização do atendimento.

2-Após receber a mensagem via WHATSAPP, você terá 15 minutos para responder, passando este tempo, mandaremos outra mensagem avisando que retornaremos o contato.

3-Este novo contato ocorrerá em até 48h.

4-Haverá apenas mais duas tentativas de busca após o primeiro contato.

5-Se essas três tentativas de contato falharem, novas tentativas não serão realizadas.

6-Se mesmo assim, desejar realizar atendimento, você deverá preencher novamente o formulário.

7-Com isso, segue as regras expostas a cima.

(com informações da Prefeitura de Palmas)

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