Dia Nacional da Visibilidade Trans

visi trans xx corrigido

O dia 29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil. Foi no ano de 2004, nesta data, que pela primeira vez na história do Brasil, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para dialogar com os parlamentares brasileiros sobre a realidade dessa população.

No entanto, os dados presentes no dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) evidenciam a urgência em debater essa temática, pois revela que em 2019, no Brasil, foram mortas 124 pessoas transexuais. O país lidera o ranking de assassinatos dessa população nos últimos 10 anos.

Portanto, diante do avanço do conservadorismo e da reprodução dos discursos de ódio voltados, especialmente, aos grupos minoritários, se faz necessário cada vez mais a atuação da psicologia no enfrentamento à transfobia. O CFP aprovou em 2018 a Resolução 01/2018 que versa sobre o atendimento a essas pessoas, colocando em evidência o compromisso social da psicologia, a ética do cuidado e dirimindo uma dívida histórica diante dessa população que tem sofrido diversos tipos de violência.

Comente via Facebook

Comentário(s)