Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

 

20180615-Dia-Mundial-de-Conscientização-da-Violência-contra-a-Pessoa-Idosa

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006 para estimular a conscientização social e política contra a violência relacionada à população idosa.

O desenvolvimento científico e o avanço dos cuidados em saúde das últimas décadas resultaram em aumento considerável da expectativa de vida das pessoas. Essa elevação, no entanto, nem sempre foi acompanhada da melhoria da qualidade de vida. As mudanças culturais e sociais também impactam as redes de contato e apoio social dos idosos.

Para a psicóloga Daniela Zanini, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), “a queixa de solidão feita por idosos é cada vez mais comum e geram diversas consequências, como impacto na saúde mental, negligência de atenção e cuidados”.

Segundo Zanini, é preciso pensar que se trata de um período de vida com características específicas associadas a perdas cognitivas, como agilidade mental e memória, e motoras, como perda muscular e de elasticidade, mas também com ganhos importantes, como melhor capacidade de avaliação de sentido da vida e riqueza de história de vida”.

 

(fonte: Conselho Federal de Psicologia)

Comente via Facebook

Comentário(s)