CRP-23 realiza reunião virtual com representantes dos Conselhos de Direitos

reunião conselhos de direito

Na última segunda-feira, 20 de julho, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), através da conselheira-secretária Mariana Miranda, se reuniu com algumas representantes do CRP-23 em Conselhos de Direitos. O encontro aconteceu virtualmente com a proposta de dialogar sobre a participação destas representações nos espaços de formulação e controle de políticas públicas em âmbito municipal e estadual.

No primeiro momento, as representantes relataram como tem acontecido a participação nestes espaços. A representante do CRP-23 no Conselheiro Municipal de Saúde de Palmas, psicóloga Stefhane Santana, comunicou a mudança de titular para suplência mas confirmou o funcionamento do Conselho e a participação nas reuniões. Já a psicóloga Ana Carolina Peixoto, representante do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Palmas, informou que não tem recebido novas convocações para reuniões. Sobre este último relato, ficou acordado durante a reunião que o CRP-23 encaminhará ofício questionando o citado conselho acerca da ausência de atividades. Ana Carolina também foi compõe representação no Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas como conselheira suplente.

Segundo a psicóloga Ivanize Fátima Giongo Sartori, conselheira no Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS/TO) e no Conselho Municipal de Assistência Social de Dianópolis, as reuniões têm acontecido remotamente através de plataformas virtuais. Na ocasião ela informou também que em breve será realizada nova eleição para composição do CEAS.

Após os relatos, ficou pactuado que as(os) representantes devem encaminhar ao CRP-23 ata aprovada das reuniões plenárias dos conselhos de direitos. Este documento deverá funcionar como uma forma de diálogo entre a representação e a plenária e para fins de transparência com a categoria. Foi decidido ainda que cada grande área terá um/uma conselheiro/conselheira de referência que deverá indicar representações para dialogar sobre os posicionamentos nos conselhos de direitos.

Ao final do encontro foi proposta também uma formação virtual em módulos, aberta a toda a categoria, para a qual foram sugeridos os seguintes temas: Histórico da participação da psicologia na efetivação de um estado democrático de direitos; O papel dos conselhos de direitos; O papel da representação do CRP nos conselhos de direitos; Controle social e análise de conjuntura das políticas públicas, dentre outros. Outras informações sobre a formação serão divulgadas assim que o evento estiver estruturado.

Participaram da reunião a conselheira Mariana Miranda Borges (CRP 23/784), representando a diretoria do CRP-23, Stefhane Santana da Silva (CRP 23/1223), conselheira no Conselheiro Municipal de Saúde de Palmas, Anita Coelho dos Santos Teixeira (CRP 23/282) – conselheira titular no Conselho Municipal de Saúde de Palmas, Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CRP 23/1253 ) – conselheira suplente no Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, Ivanize Fátima Giongo Sartori (CRP 23/296) – conselheira no Conselho Estadual de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social de Dianópolis.

Comente via Facebook

Comentário(s)