CRP-23 realiza lançamento das ‘Referências Técnicas para atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito’ no CEULP/ULBRA

DSC_1130

No último sábado, 24 de agosto, o CRP-23 realizou o lançamento das ‘Referências Técnicas para atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito’ no Tocantins. A atividade, parte da programação do Agosto da Psicologia, foi estruturada em formato de mesa redonda e aconteceu em Palmas, no campus do CEULP/ULBRA.

DSC_1028
As psicólogas Laís Karolliny, Stefhane Santana e Viviane Azevedo (esq. p/ dir.)

A mesa redonda, articulada pela conselheira do CRP-23 e professora mestra do curso de psicologia do CEULP/ULBRA, Muriel Corrêa, contou com a mediação da psicóloga pesquisadora local do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Pública (CREPOP), Stefhane Santana, da psicóloga de fiscalização do regional, Laís Karolinny, e com a participação especial da convidada Viviane Moura de Azevedo Ribeiro, psicóloga especialista e ex-conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), onde atuou como coordenadora da Comissão de Psicologia do Transito.

Cumprindo com seu caráter técnico, ético e político, o documento produzido pelo Sistema Conselhos de Psicologia busca suscitar e provocar a categoria a refletir e atuar para além do que está consolidado pelas práticas já desenvolvidas, convocando as psicólogas e psicólogos a ampliarem o seu escopo de atuação no campo da mobilidade humana e trânsito, ressaltando as potencialidades da profissão na preposição de ações neste campo.

Para Viviane Moura, psicóloga especialista do trânsito, as referências são um marco importante, mas cabe aos profissionais da área demonstrarem que o conhecimento psicológico pode ser eficaz neste campo.

DSC_1081

“Estávamos precisando muito destas referências para termos um parâmetro de atuação do psicólogo na área. A partir das referências é possível alcançar práticas inovadoras de atuação, para além da avaliação psicológica para a CNH.”.

A psicóloga pesquisadora do CREPOP no CRP-23, Stefhane Santana, destaca a importância da atividade para que se tenha noção dos desafios enfrentados na área da psicologia do trânsito.

“O que mais achei interessante nestas referências é que elas expandem muito a nossa inserção dentro dessa política, porque a nossa atuação não se limita a aplicação de testes.”.

Stefhane chama a atenção sobre a falta de espaços de controle social dentro da discussão de mobilidade humana o que, segundo ela, fragiliza a política.

DSC_1040

“Precisamos avançar no sentido de fazer coisas para além da avaliação e estas referências produzidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia são uma contribuição de grande valor que nos estimulam a ativar as potencialidades desta área”.

Ao final da atividade, foram sorteados entre os presentes alguns exemplares impressos das ‘Referências Técnicas para atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito’.

O Conselho Regional de Psicologia agradece o apoio do CEULP/ULBRA e a participação de todas e todos.

 

Comente via Facebook

Comentário(s)