CRP-23 participa do último Encontro Nacional das COEs e COFs de 2022

Aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de dezembro em Brasília (DF) o último Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Ética (COEs) e das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) de 2022. Realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o evento teve a participação das(os) presidentes e representantes das COEs e COFs dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) de todo o país.  

Na ocasião o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins esteve representado pelo conselheiro presidente da COF, Douglas Hermann, pela psicóloga analista da COF, Lilian Julian, pela psicóloga convidada da COE, Paula Andreia Araújo Almeida, e pelo assessor da autarquia, Diego Gomes Queiroz.

As COFs, responsáveis pela orientação, e as COEs, responsáveis pela instauração de processos e apuração de faltas éticas trocaram experiências e debateram os avanços e desafios na compreensão mais adequada das legislações existentes sobre a prática profissional. 

De acordo com informações transmitidas pela a analista da COF/CRP-23, um dos temas mais debatidos durante o encontro foi a avaliação psicológica, a qual, segundo ela, segue sendo a principal demanda tanto para COF quanto para COE.

Para a psicóloga Lilian Julian, um dos pontos altos do evento foram as reflexões acerca da Resolução CFP 18/2002, que estabelece normas de atuação em relação ao preconceito e à discriminação racial e está completando 20 anos de sua publicação. Sobre esta pauta, ela lembra que:

“O sistema conselhos até hoje possui raros ou nenhum caso de denúncia de racismo na prática profissional e mesmo os que possuem não vão pra frente por falta de materialidade, sendo esta o principal motivo de as denúncias não cumprirem o devido rito e punição.”.

Reforçando o debate sobre o tema, a psicóloga Jesus Moura, conselheira federal do CDH do CFP, que estava presente no encontro, trouxe um apanhado geral da composição e apontou a tendência racial do Sistema Conselhos que hoje possui poucas pessoas negras protagonistas ou à frente de principais cargos.

Ao final, o encontro trouxe ainda um pequeno debate sobre o processo de mediação e conciliação dentro do Sistema Conselhos.

Os conteúdos que compuseram a programação do Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Ética (COEs) e das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) deverão ser disponibilizados pelo CFP em formato podcast – disponibilizando à categoria o acesso aos debates e reflexões sobre o tema.

(com informações do Conselho Federal de Psicologia)

Comente via Facebook

Comentário(s)