CRP-23 participa do I PSICOLÓQUIO promovido pelo UNITPAC em Araguaína

WhatsApp Image 2020-03-11 at 09.13.55

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o conselheiro suplente Douglas Hermann de Sousa (CRP 23/943) participou no dia 09 de março do I PSICOLÓQUIO promovido pelo Curso de Psicologia do UNITPAC, cujo tema ‘O que temos para comemorar?’ trouxe para discussão a psicologia e os diálogos interseccionais a respeito do combate à violência contra as mulheres.

A atividade foi realizada em formato de mesa redonda na qual estiveram presentes enquanto condutoras do debate: a procuradora do Ministério Público do Trabalho Dra. Cecilia Amália Cunha, pautando as questões referentes às mulheres negras e às condições de trabalho; a Profª Lucrécia Borges Barbosa, discutindo os lugares sociais das mulheres trans; e Francisca Martim Calvalcante apresentando a temática das mulheres indígenas. A mesa foi mediada pela aluna do 7º período do curso de Psicologia, Maria Catarina Cardoso, trazendo as  articulações entre esses “lugares de fala” com a Psicologia.

Esta foi a primeira edição de um série de colóquios que serão realizados pelo UNITPAC com o objetivo de discutir temas relacionados à psicologia e sociedade.

Segundo a psicóloga Grazielly dos Santos Germano, Profª Ma. do curso de Psicologia do UNITPAC e organizadora do evento: “O I PSICOLÓQUIO provocou importantes reflexões sobre os desafios e retrocessos no que diz respeito às mulheres e aos diferentes lugares que ocupam na contemporaneidade.”

Representando o CRP-23, o conselheiro suplente Douglas Hermann falou sobre o que o Conselho tem pensado e realizado acerca do tema e, enquanto profissional, expôs sua visão através do seu lugar de fala (homem, branco, cis).

Por meio da Comissão de Direitos Humanos o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins está discutindo a elaboração de uma nota técnica a cerca do trabalho da(o) psicóloga(o) em situações de violência.

Comente via Facebook

Comentário(s)