Com a pandemia da COVID-19, muitas empresas e órgãos públicos tiveram que agir rapidamente para manter seus serviços em funcionamento e empregar dispositivos seguros para a manutenção do convívio social e para promover um retorno seguro às atividades presenciais. No entanto, muitos trabalhadores foram demitidos e empresas precisaram fechar as portas. Além destas perdas, há um aumento significativo de adoecimentos por transtornos mentais. Pensando nisso que a organização de Pesquisa e Consultoria em Saúde Mental no Trabalho “Trabalho no Divã” realiza entre os dias 24 de agosto e 9 de setembro o I Fórum do Trabalho no Divã no Tocantins: ‘Saúde Mental no Trabalho: Pesquisas, Desafios e Práticas’, no qual a UFT é parceira.
O evento será realizado na modalidade online e busca gerar debates e proposições acerca da força de trabalho, dos modos de gestão e das estratégias sustentáveis para lidar com as transformações do trabalho antes, durante e após a pandemia.
O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins é um dos apoiadores do Fórum e, representado pelo conselheiro presidente Tássio de Oliveira Soares (CRP 23/660), contribuirá com o Eixo 3: ‘O que mudou na pandemia? Os impactos na Saúde Mental dos Trabalhadores e Trabalhadoras’, no dia 02 de setembro com início 19h30.
Além do CRP-23, o evento conta ainda com o apoio da OAB Tocantins – Comissão do Direito do Trabalho, SESI -TO, SESI Nacional, Coletivo de Pesquisa – Trabalho e Emancipação da UFT, Bruno Chapadeiro, Projethos, Instituto Afropoder e Almerinda Skeff.
Confira a seguir a PROGRAMAÇÃO COMPLETA: I Fórum de Saúde Mental no Trabalho
Eixo 1: Saúde Mental no Trabalho & do Trabalhador e da Trabalhadora: o que dizem os pesquisadores nacionais? Data: 24/08 as 19h00
Palestrantes:
Eduardo Breno Nascimento Bezerra Doutorando em Psicologia (UFRN). Mestre em Psicologia Social (UFPB). Possui graduação em Psicologia (UEPB) e em Administração (UFCG). Atualmente é professor do curso de psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e possui como área de interesse as temáticas relacionadas à psicologia organizacional e do trabalho, saúde mental e trabalho, e abordagens clínicas do trabalho.
Bruno Chapadeiro Psicólogo clínico, pós-doutorando em saúde coletiva pela Unifesp, professor da pós-graduação em psicologia da saúde da UMESP e perito judicial trabalhista nos TRTs 2, 9 e 15. Atualmente é secretário geral da ABRASTT (gestão 2020-2021) e pesquisador-colaborador no IEA/USP.
Eixo 2: Assédio, Violência e Saúde Mental no Trabalho: direitos e possíveis intervenções. Data: 26/08 as 19h30
Palestrantes:
Celso Cezar da Cruz Amaral Jesus Superintendente Regional do Trabalho, Gabinete SRTb-TO/MTb | Superintendência Regional do Trabalho no Tocantins
Luciana Veloso Baruki Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP e em Direito pelo Mackenzie. Também é especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito, mestre e doutora em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie. Integra os quadros do Ministério da Economia como Auditora-Fiscal do Trabalho desde 2007. Realizou fiscalizações de casos de assédio moral, assédio sexual e discriminação no trabalho. É uma das autoras da cartilha sobre Discriminação do antigo Ministério do Trabalho. É autora do livro “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador: por um regime jurídico preventivo” (LTr, 2015, 2018).
Tércio Skeff Cunha
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2011). Atualmente trabalha como advogado nas áreas de Direito Civil e Direito Administrativo. Foi assessor jurídico – Tribunal de Justiça do Tocantins por 07 anos. Como docente ministrou aulas de Arbitragem, Direito Processual Civil I e II, Direito Penal – parte especial voltada para crimes contra o patrimônio, Direito Penal – I e Linguagem Jurídica e Prática de Recursos Cíveis I. Ministrou, também, curso com a temática de Arbitragem e hoje seus estudos se ampliam para área de Compliance no contexto jurídico e processual. Hoje, sócio do escritório Skeff Cunha – Advocacia Especializada
Eixo 3: O que mudou na pandemia? Os impactos na Saúde Mental dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Data: 02/09 as 19h30
Karine Perez
Psicóloga, Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio Sanduíche na Université Catholique de Louvain-la Neuve, onde desenvolveu estudos sobre a Clínica do Trabalho na Bélgica e na França. Pós Doutorado (em andamento) na Université du Québec à Montréal. Docente da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho (PPGPSI/UFRGS). Experiência na área de Psicologia, ênfase em Psicologia do Trabalho; Clínica do Trabalho; Saúde Mental, Trabalho, Educação e Gênero; Psicologia Social e Institucional.
Sérgio Skeff Cunha Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – Unifor (2007). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Tocantinense de Pós-Graduação – ITOP (2009). Atualmente atua como advogado na área Trabalhista, Empresarial e Corporativa. Conselheiro Estadual junto à OAB/TO. Presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Vice-presidente da Comissão de Orçamento e Contas da OAB/TO.Hoje, sócio do escritório Skeff Cunha – Advocacia Especializada
Tássio de Oliveira Soares Psicólogo CRP-23/000660 graduado pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA) e em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia do Tocantins (IFTO), pós-graduado em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pós-graduando em Avaliação Psicológica (IPOG)
Eixo 4: O papel das empresas na Saúde Mental no Trabalho e os principais desafios dos setores públicos e privados. Data 09/09 as 19h30
Palestrantes
Carmem Giongo
Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional, Mestre em Psicologia, Doutora e Pós-Doutora em Psicologia Social e Institucional, Pós Doutora em Antropologia, pesquisadora do NEST/UFRGS e professora na Universidade Feevale.
Luso Albateno Alves Guimarães
Gerente Executivo de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI DR-TO
Angela Ferreira
Psicóloga, e servidora pública federal da Universidade de Brasília, onde trabalha na Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária da UnB (Fevereiro de 2020 – atual). Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações UnB ; Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público ENAP – e; Psicodinâmica do Trabalho UnB – 2010.
1.Roda de conversa do setor público do estado de Tocantins: Desafios e práticas em saúde mental no Trabalho. Com Supervisão técnica de profissionais especializados. Data: 29/08 as 10h30
2.Roda de conversa do setor privado do estado de Tocantins: Desafios e práticas em saúde mental no Trabalho. Com Supervisão técnica de profissionais especializados. Data: 05/09 as 10h30
Para mais informações, acesse o site: www.trabalhonodiva.com