No dia 07 de outubro a conselheira secretária Mariana Miranda Borges (CRP 23/784) representou o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins no ‘I Encontro Psi’ realizado pela Faculdade de Colinas do Tocantins (FACT). Com o tema ‘Os desafios das práticas na atualidade’, o encontro foi organizado pelos acadêmicos do 9º período do curso de Psicologia da FACT e promovido através da plataforma Google Meet nos dias 07 e 08/10.
De acordo com a professora responsável pelo ‘I Encontro Psi’, psicóloga Kellia Santos S. (CRP 23/310), o objetivo principal do evento foi promover trocas e relatos de experiências através da interação entre professores, coordenação de curso, acadêmicos, e as(os) profissionais convidadas(os). Segundo ela, “O ‘I Encontro Psi’ trouxe novos conhecimentos que contribuirão para uma formação acadêmica mais expressiva no contexto da prática. ”.
Durante sua participação no encontro, Mariana Miranda abordou questões relacionadas aos desafios da atuação em Psicologia, propondo reflexões sobre como pensar a profissão a partir das questões de distanciamento. A conselheira secretária do CRP-23 avalia o evento como “muito positivo no sentido de incentivar o protagonismo dos alunos nos últimos períodos da formação, integrar acadêmicos e docentes, e estabelecer diálogo com outras instituições além da formadora. ”.
Um dos professores que atuou como mediador durante o ‘I Encontro Psi’ da FACT, profº esp. Douglas Hermann de Sousa (CRP 23/943), relata que o evento proporcionou um olhar para além das teorias, trazendo desafios práticos da profissão nas diversas áreas de atuação das convidadas:
“Acredito que para os alunos escutar esses profissionais, somados aos conhecimentos teóricos, complementa a formação trazendo um choque de realidade entre os saberes da Psicologia e os desafios reais de sua prática. ”
Fomentar ações de integração entre o Conselho e as Instituições de Ensino em Psicologia no Tocantins para a realização de eventos que objetivem o avanço da Psicologia enquanto ciência e profissão, é uma das propostas elencadas no III Congresso Regional de Psicologia (COREP/TO). Por isso, o CRP-23 preza pelo fortalecimento do diálogo e vinculo colaborativo com as universidades e corpo acadêmico.