Representando o CRP-23, a conselheira suplente Ivanize Fátima Giongo Sartori (CRP 23/296) participou, no dia 17 de agosto do corrente ano, da reunião entre a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) e os Conselhos Regionais de Psicologia.
O encontro aconteceu através da plataforma Google Meet e foi conduzido pela presidente da CONPAS e conselheira na atual gestão do CFP, Neuza Guareschi, com o objetivo de viabilizar uma aproximação entre a Comissão Nacional e os respectivos representantes regionais, bem como entre as comissões específicas nos CRPs, no tocante à temática da psicologia na assistência social.
Em sua fala, a representante do CRP-23 Ivanize Sartori, compartilhou as ações desenvolvidas pelo Conselho no âmbito do SUAS, citando a realização de live relacionada ao uso de EPIs e trabalho da(o) psicóloga(o) no atual cenário, a Nota Técnica relacionada ao viés da pandemia construída em conjunto com o CEAS, a organização de um grupo para manter diálogo com as(os) psicólogas(os) atuantes no SUAS, e o projeto, ainda em desenvolvimento, para oferecer capacitação aos profissionais inseridos nos Conselhos de Direito. Ivanize atua como psicóloga do SUAS há 14 anos e além de conselheira suplente também preside a Comissão de Psicologia na Política de Assistência Social do regional.
Durante a reunião a coordenadora Neuza Guareschi fez um breve informe sobre as atuais alterações da CONPAS, formalizadas pela Resolução nº 7, de 23 de junho de 2020, a qual prevê, entre outras ações, a alteração na composição da CONPAS, que passa a ter uma(um) representante por região do país e uma(um) representante do CFP, na função de coordenadora(or) da Comissão.
Neuza destacou que a referida Resolução, além de se adequar mais especificamente às normas estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e às proposições do CNP, foi delineada na perspectiva de maior interação com os profissionais atuantes na base, tendo o objetivo de fomentar, por meio dos respectivos representantes por região, as articulações necessárias junto aos CRPs.
Na ocasião foi informado ainda que a CONPAS já realizou um mapeamento das comissões existentes em cada CRP e que, em breve, será definida a melhor forma de se dar continuidade aos diálogos. Comunicou-se também que o hotsite da Comissão encontra-se em fase de atualização, já tendo sido agregadas algumas, dentre as ações mencionadas pelos CRPs.
Ao final da reunião foram feitos os seguintes encaminhamentos de acordo com as temáticas e propostas sinalizadas pelos representantes regionais:
- Possibilidade de articulação com os CRPs para uma ação direcionada à população em situação de rua;
- Atenção mais específica às temáticas relacionadas às pessoas com deficiência; atendimento a crianças e adolescentes no contexto de acolhimento institucional e em processo de desinstitucionalização;
- Possibilidade de reedição da Nota Técnica nº 001/2016 – CONPAS/CFP, tendo em vista a nova resolução do CFP sobre elaboração de documentos (06/2019).
- Possibilidade de delineamento de um documento ou evento de caráter orientativo sobre a reinserção e qualificação dos psicólogos nos espaços de controle social;
- Possibilidade de organização de uma agenda, a fim de se estabelecer discussões estratégicas e articuladas com os CRP sobre temáticas específicas, em caráter regional e nacional.
Diante das demandas apresentadas durante a reunião, os representantes das respectivas regiões na CONPAS, bem como os CRPs, procurarão manter os diálogos para melhor se organizarem sobre possíveis articulações locais e nacionais, em atenção a estas e outras temáticas.