CRP-23 participa de reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas para deliberação sobre projeto de aplicação de novo instrumental

reunião seds card

Na última quarta-feira, 19 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, representado pela conselheira secretária Mariana Miranda Borges (CRP 23/784), participou de uma reunião a convite da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Palmas (SEDS) na qual foi apresentado um projeto de instrumental para ser aplicado aos usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) como trabalho de vigilância sócio assistencial. Também participaram da reunião o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-TO), o Conselho Municipal de Assistência Social, e servidores da SEDS.

Na ocasião, tanto o CRP-23 quanto o CRESS-TO reconheceram a importância da aplicação do instrumental principalmente para tornar viável a implementação de políticas públicas que estejam de acordo com os anseios de quem procura o serviço. No entanto, ambos os conselhos de classe se manifestaram sobre a necessidade de que seja realizada uma organização prévia das equipes de trabalho (psicólogas/os, assistentes sociais, pedagogas/os, etc) para a execução desse serviço, tendo em vista o excesso de demandas destes profissionais, e considerando ainda que designar outros trabalhadores para o preenchimento destes instrumentais colocaria em risco o sigilo das informações.

Ao final da reunião o Conselho Regional de Psicologia optou por não apresentar, neste primeiro momento, um posicionamento favorável ou contrário à aplicação dos instrumentais sugeridos pela Secretaria. O CRP-23, através da Comissão de Psicologia na Política de Assistência Social, realizará um diálogo aberto com psicólogas e psicólogos e após deliberação da categoria encaminhará um posicionamento definido para o órgão municipal. Já no dia 20 de agosto, a conselheira suplente Ivanize Fátima Giongo Sartori (CRP 23/296), membra da referida Comissão, ouviu alguns profissionais da Psicologia no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município (CREAS). Outras ações de escuta a serem organizadas para discussão acerca desta pauta serão divulgadas posteriormente.

Comente via Facebook

Comentário(s)